USP promove o I Congresso de Graduação, de 25 a 27 de maio

O objetivo do evento é o de compartilhar experiências didático-pedagógicas, estimular a integração de professores e pesquisadores, fazer um balanço das melhores práticas de ensino e discutir políticas que modernizem o ensino de Graduação.

 18/05/2015 - Publicado há 9 anos
Por

Entre os dias 25 e 27 de maio, a Pró-Reitoria de Graduação realizará o I Congresso de Graduação, no Centro de Convenções Rebouças. O objetivo do evento é o de compartilhar experiências didático-pedagógicas, estimular a integração de professores e pesquisadores, fazer um balanço das melhores práticas de ensino e discutir políticas que modernizem o ensino de Graduação.

No congresso, serão abordados temas como metodologias ativas de ensino-aprendizagem; o uso de tecnologias como recurso didático; inovações em aulas de laboratório e trabalhos de campo; produção de materiais didáticos; avaliação e indicadores de aprendizagem na Graduação; experiências em mudanças curriculares; esportes e demais práticas corporais no ensino de Graduação; experiências em educação a distância; multi, inter e transdisciplinaridade no ensino de Graduação; e educação tutorial na formação dos estudantes.

A solenidade de abertura será realizada no dia 25, às 17h30. Logo em seguida, o prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentará a conferência de abertura.

Abrindo os trabalhos do segundo dia do congresso, o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Valdes Roberto Bollela, ministrará a conferência “Desenvolvimento docente para as profissões de saúde: Por quê? Como? Onde? e Quando?”. Bollela é pesquisador na área de Educação Médica, com ênfase em desenho e avaliação curricular, avaliação do estudante e internato médico. No período da tarde, acontecerá a conferência “Pesquisa em Ensino de Bioquímica” do professor do Instituto de Química (IQ), Bayardo Baptista Torres, especialista em Metodologia de Ensino e Produção de Novos Materiais de Ensino, Convencionais e Softwares.

No dia 27, o professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Paulo Rogério Miranda Correia, apresentará a palestra “Mapas conceituais: tornando visíveis as estruturas de conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem”. À tarde, uma conferência proferida pelo senador da República e ex-ministro da Educação, Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque, encerra o evento.

As inscrições para o I Congresso da Graduação já estão encerradas, mas as atividades serão gravadas e disponibilizadas na página da Pró-Reitoria de Graduação.

O Centro de Convenções Rebouças fica na Av. Rebouças, 600, perto da estação Clínicas do Metrô, em São Paulo. A programação completa pode ser conferida no site do Congresso. Mais informações pelo telefone (11) 3091-2310 ou pelo e-mail cong.prg.usp@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.