A USP e a Prefeitura Municipal de São Paulo assinaram, no dia 9 de março, um protocolo de intenções para a realização de estudos técnicos para avaliar a futura instalação de um Centro de Educação Infantil no antigo prédio da Creche/Pré-Escola Oeste, na Cidade Universitária, e a construção de outra unidade na Área Capital-Leste, onde está localizada a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na zona leste de São Paulo.
De acordo com o documento, os centros serão voltados para o atendimento de crianças da comunidade externa com idade de 0 a 3 anos e 11 meses, mas prevê-se que haverá um porcentual de vagas, ainda não definido, para a comunidade da USP.
Também está previsto que, uma vez instalado em parceria com a Universidade, os centros promovam ações voltadas para o ensino, pesquisa e extensão com as Unidades de Ensino e Pesquisa que oferecem cursos voltados ao atendimento da infância nas diversas especialidades, como a Faculdade de Educação, o Instituto de Psicologia, a Faculdade de Odontologia, a Escola de Comunicações e Artes, a Faculdade de Medicina, a Escola de Educação Física e Esporte, entre outras.
O protocolo de intenções terá a vigência de 24 meses e os termos do futuro convênio entre a Universidade e a Secretaria de Educação serão definidos ao longo desse período.
“Esta é uma mais uma iniciativa de nos aproximarmos da sociedade, dos agentes públicos da Prefeitura e do Estado de São Paulo, mostrando que a USP tem interesse no fortalecimento dessa parceria para que nossos alunos possam vivenciar essas experiências e possamos servir melhor à sociedade. Essas creches serão espaços de acolhimento para as crianças, tanto filhos de servidores e alunos da Universidade quanto da comunidade”, afirmou o reitor na cerimônia de assinatura do convênio.
“Sempre é gratificante unir forças para atender à população. Temos certeza que esse será um projeto muito bem-sucedido para a comunidade da região. Esperamos trabalhar cada vez mais em conjunto com a USP em projetos futuros”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
O secretário municipal de Educação, Fernando Padula Novaes, destacou que se trata de uma “importante política pública, pois as creches são garantia de atendimento a bebês e crianças e serão espaço para formação e pesquisa dos futuros profissionais. Esse modelo poderá irradiar conhecimento e boas práticas para as demais unidades mantidas pela Prefeitura, que hoje são 2.500”.
Também participaram da cerimônia, realizada nas dependências da Prefeitura, a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP, Ana Lúcia Duarte Lanna; a pró-reitora adjunta da PRIP, Miriam Debieux; a responsável pela Coordenadoria Vida no Campus da Pró-Reitoria, Marie-Clarie Sekkel; o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado; o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira; o coordenador executivo do Gabinete do Reitor, Edmilson Dias de Freitas; a secretária municipal de Gestão, Marcela Arruda; e o secretário adjunto de Educação, Bruno Lopes Correia.
O protocolo de intenções não prevê transferência de recursos.