Pós-Graduação oferece 100 bolsas de R$ 685 mensais para mães pesquisadoras

As inscrições para a terceira edição do programa especial PAE – Mães Pesquisadoras foram prorrogadas até dia 9/8

 29/07/2021 - Publicado há 2 meses  Atualizado: 04/08/2021 as 15:22
Por
Mães pesquisadoras – Arte sobre Ilustração Kit8 d.o.o./Adobe Stock e icones Flaticon

.

Foram prorrogadas, até o dia 9 de agosto, as inscrições para a terceira edição do Programa Especial PAE – Mães Pesquisadoras, que oferece 100 bolsas no valor de R$ 685,90, por cinco meses, para o segundo semestre de 2021. Além de aperfeiçoar a formação didático-pedagógica das alunas, o objetivo do edital é permitir que elas continuem desenvolvendo, com qualidade, suas atividades de pesquisa que foram prejudicadas pela pandemia.

Podem se inscrever as alunas de mestrado ou doutorado que exerçam função contínua de cuidado familiar – ser mãe, ter a guarda, ser responsável pelo cuidado de familiares ou estar gestante – e tenham renda familiar inferior a dois salários mínimos.

Se o número de inscrições exceder a quantidade total de bolsas, será realizada uma seleção, considerando-se como critérios de prioridade as mães de crianças com menos de dois anos, mães solo, mães de mais de uma criança, entre outros.

As pesquisadoras interessadas devem fazer a inscrição pelo formulário online. 

Para mais informações, consulte o edital do programa ou envie sua dúvida para o e-mail pae@usp.br.

Mães pesquisadoras

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é um programa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação que oferece bolsas para mestrandos e doutorandos participarem, sob a supervisão de docentes, de atividades de ensino na graduação, aprimorando a sua formação didática.

A ideia de oferecer bolsas especiais para as mães pesquisadoras partiu da Associação de Pós-Graduandos (APG) da Capital, que observou a situação crítica enfrentada por algumas alunas após a suspensão das atividades presenciais nos campi e de alguns serviços como creches e escolas, que passaram a ser oferecidos de forma remota.

Foi para auxiliar essas pesquisadoras que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação lançou, em março deste ano, o primeiro edital do programa, oferecendo 100 bolsas exclusivas para mães pesquisadoras. Em abril, um segundo edital ofereceu mais 79 bolsas.

Texto atualizado em 04/08/21


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.