50 pesquisadores negros são selecionados para bolsas de pós-doutorado

No total, 1.016 pesquisadores e pesquisadoras de várias partes do País enviaram projetos. A iniciativa foi realizada pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento

26/06/2023 - Publicado há 10 meses
Edital para pesquisadoras e pesquisadores negros tem a intenção de diversificar o contingente do pós-doutorado – Foto: Freepik

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), selecionou 50 pesquisadoras e pesquisadores negros brasileiros que receberão bolsas de pós-doutorado para desenvolver projetos que busquem a ampliação e a ressignificação de temas, problemas e abordagens em todas as áreas do conhecimento. Ao todo, 1.016 pesquisadores de vários Estados do Brasil se inscreveram no edital, cujo resultado foi disponibilizado em meados de junho.

No ano passado, 268 pós-doutorandas negras se inscreveram na primeira edição do edital, que foi direcionado exclusivamente para as pesquisadoras. Destas, três foram selecionadas.

+ Mais

Pesquisadores negros podem concorrer a bolsas de pós-doutorado de R$ 8.479 mensais

USP concede prêmio a mães pesquisadoras da área das humanidades

Instituída com o objetivo de promover a diversificação racial de pós-doutoras e pós-doutores e, consequentemente, de futuros concorrentes a vagas de docência na Universidade, a iniciativa faz parte de uma sequência de outras ações da USP voltadas para a inclusão. Desde 2022, por exemplo, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação concede o Prêmio USP Mães Pesquisadoras, que reconhece os trabalhos de sete pesquisadoras nas categorias de docentes, pós-doutorandas, pós-graduandas e graduanda.

O diretor da Coordenadoria de Direitos Humanos e Políticas de Reparação, Memória e Justiça da PRIP, Renato Cymbalista, ressaltou a grande importância dessa realização. “A Universidade carrega uma dívida histórica. O corpo docente é praticamente todo branco, são muito excepcionais os docentes que são negros. Inserir 50 pesquisadores negros em todas as áreas do conhecimento vai permitir que renovemos as nossas práticas de pesquisa e de docência, e a própria presença destes pesquisadores em uma situação de pós-doutorado já pode produzir uma mudança”, afirmou.

Ele ainda opina que essa seleção pode ser essencial também por causa da representatividade: “alunos não brancos que vêm de contextos que não são contextos de onde os alunos tradicionais da Universidade vinham podem se reconhecer nesses pesquisadores, que podem funcionar como exemplos e possibilidades de trajetórias e carreiras”.

As 50 bolsas de pesquisa oferecidas serão no valor de R$ 8.479,20 mensais e terão duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. A lista dos pesquisadores selecionados pode ser conferida no site da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.