USP concede prêmio a mães pesquisadoras da área das humanidades

A premiação reconheceu os trabalhos de sete pesquisadoras nas categorias de docentes, pós-doutorandas, pós-graduandas e graduandas

12/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 16/05/2023 as 16:02

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) divulgou os resultados da segunda edição do Prêmio USP Mães Pesquisadoras. Realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), esta edição do prêmio selecionou trabalhos em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

A Comissão Avaliadora premiou quatro mães pesquisadoras – nas categorias docente, pós-doutorado, pós-graduação e graduação – e concedeu três menções honrosas. Ao todo, esta edição teve 110 inscritas.

A primeira edição do Prêmio, em 2022, foi dedicada a pesquisas desenvolvidas por mães nas áreas de Ciências Biológicas e Saúde. Em 2024, serão laureadas pesquisadoras das áreas de Ciências Exatas e Engenharias; e em 2025, as das áreas de Ciências Agrárias e Ambientais.

Conheça as pesquisadoras premiadas em 2023:

Clarissa Mendonça Corradi Webster é professora associada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Foi premiada na categoria docente por sua pesquisa em psicopatologia, saúde mental e uso de drogas e pela criação do Grupo de Mães que apoia mulheres usuárias de drogas no exercício da maternidade.

Paula Carvalho Pereda é professora associada da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA). Recebeu menção honrosa na categoria docente por suas contribuições na análise e negociação de políticas climáticas, bem como na economia de gênero.

Nina Lys de Abreu Nunes é bióloga e recebeu o título de doutora pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi premiada na categoria pós-doutoranda por suas contribuições em pesquisas multidisciplinares de gestão ambiental, articulando questões de sociobiodiversidade, bioeconomia e políticas públicas no contexto brasileiro.

Priscila Leonel de Medeiros Pereira faz parte do programa de pós-doutorado Pedagogia Cerâmica Decolonial da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e é doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp). Recebeu menção honrosa na categoria pós-doutoranda por suas contribuições relacionadas à ancestralidade negra, território, memória e arte.

Lucelma Maria dos Santos Cunha é doutoranda da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), na linha de pesquisa de Contabilidade Financeira e Finanças, com doutorado-sanduíche na Illinois State University. Foi premiada na categoria pós-graduanda por suas contribuições na análise de indicadores contábeis relacionados aos efeitos ambientais das atividades de empresas e a sua responsabilidade social corporativa.

Adriana Salay Leme é doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do  Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação. Recebeu menção honrosa na categoria pós-graduanda por suas pesquisas a respeito da fome e das proposições para a assistência alimentar no Brasil.

Stela Nesrine Medrado Alves cursa graduação no Curso Superior do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes. Foi premiada na categoria graduanda por seu  êxito na pesquisa na área de Comunicações, com grande impacto para a construção de uma sociedade mais justa.