Prêmio reconhece esforço das mães pesquisadoras da Universidade

Em sua primeira edição, o Prêmio USP Mães Pesquisadoras agraciou docentes, pós-doutorandas, pós-graduandas e graduandas das áreas de ciências biológicas e saúde

04/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 08/11/2022 as 9:42
[Da esquerda para a direita] Camila Fonseca Rizek, Anna Letycia Maffra Ottoni, Luciana Rangel Antunes de Castro, Natália Noronha Ferreira Naddeo, Flavia Carla Meotti, Luciana Lamarão Damous, Kelly Polido Keneshiro Olympio e Renata Miliani Martinez – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio USP Mães Pesquisadoras. Realizada conjuntamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), esta primeira edição do prêmio reconhece o trabalho de oito pesquisadoras da USP que são mães e desenvolvem pesquisas nas áreas das ciências biológicas e da saúde. A premiação é dividida em quatro categorias: docentes, pós-doutorandas, pós-graduandas e graduandas.

“Quando fui pró-reitor de Pós-Graduação, criamos bolsas, editais e prêmios específicos para mães. Isso é um sinal de civilidade e deve ser uma preocupação crescente. Precisamos garantir, de maneira rápida e incisiva, a melhor paridade de gênero possível dentro da Universidade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura da cerimônia.

Para a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, “esse evento revela um esforço da USP em construir uma equidade de gênero e, especialmente, em reconhecer o esforço que as mães pesquisadoras fazem ao se equilibrar entre o cuidado dos filhos e a produção científica. Vocês são notáveis. Eu sei qual é o esforço que as mulheres fazem para manter sua atividade”.

A pró-reitora adjunta de Pesquisa e coordenadora da comissão avaliadora do prêmio, Susana Inês Cordoba de Torresi, lembrou que “estamos em um momento no qual as questões de gênero estão em discussão em toda a comunidade universitária. Nesse sentido, temas como oportunidades acadêmicas, progressão de carreira e liderança científica devem considerar a parentalidade como um fator essencial”.

“Entendendo a dedicação e o esforço geralmente depreendidos pelas mães nos cuidados da infância, o Prêmio USP Mães Pesquisadoras busca reconhecer o talento, a excelência científica e a resiliência das nossas pesquisadoras”, ressaltou Torresi.

Também prestigiou a cerimônia de entrega do prêmio, a pró-reitora adjunta de Inclusão e Pertencimento, Miriam Debieux Rosa.

Conheça as pesquisadoras premiadas:

Flavia Carla Meotti possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de Cruz Alta. Concluiu mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria. É pós-doutora em Bioquímica pela University of Otago, Nova Zelândia, e em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professora do Instituto de Química da USP. Foi premiada na categoria docente

Kelly Polido Kaneshiro Olympio é graduada em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui mestrado e doutorado pela Universidade São Paulo e é pós-doutora pela mesma instituição. Professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, é livre-docente desde 2017. Recebeu menção honrosa na categoria docente.

Natália Noronha Ferreira Naddeo é graduada em Farmácia pelo Centro Universitário de Araraquara. Realizou mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio de pesquisa pela Universidade do Minho (Portugal). É pós-doutoranda pelo Instituto de Física de São Carlos da USP. Foi premiada na categoria pós-doutorado.

Luciana Lamarão Damous é médica formada pela Universidade do Estado do Pará. Possui residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Santa Casa de Misericórdia do Pará. Doutora pela Universidade Federal do Estado de São Paulo, é pós-doutoranda pela Faculdade de Medicina da USP. Recebeu menção honrosa na categoria pós-doutorado.

Renata Miliani Martinez é graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Campinas e possui mestrado em Engenharia Química pela mesma instituição. Atualmente, é doutorando pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Foi premiada na categoria pós-graduação.

Camila Fonseca Rizek é formada em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é doutoranda pela Faculdade de Medicina da USP. Recebeu menção honrosa na categoria pós-graduação.

Luciana Rangel Antunes de Castro é graduanda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Recebeu menção honrosa na categoria graduação.

Veja os vídeos de apresentação das pesquisadoras e dos projetos que desenvolvem: