Pró-Reitoria de Pesquisa lança programa para aproximar cientistas da sociedade

Programa “Ciência para o futuro: a USP quer ouvir você” pretende reunir pesquisadores e agentes da sociedade para desenvolver iniciativas voltadas para a melhoria de seus setores de atuação

07/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 31/05/2021 as 18:22

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) está lançando o programa Ciência para o futuro: a USP quer ouvir você, que tem como objetivo aproximar os cientistas da Universidade de agentes da sociedade para desenvolver iniciativas voltadas para a melhoria de seus setores de atuação.

“A USP faz muita pesquisa que é importante para a sociedade, mas que, muitas vezes, os cidadãos não conhecem. Por outro lado, existem muitas demandas da sociedade que não chegam até nós. Aproximando nossos pesquisadores da sociedade de forma mais ativa, poderemos acelerar o retorno de benefícios tão essenciais para os cidadãos”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

A iniciativa também possibilita maior integração entre docentes de diferentes Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade, que vislumbram a possibilidade de colaboração.

Um piloto do programa, centrado nas temáticas de apicultura e meliponicultora, foi promovido no início do mês de abril com representantes de cinco associações municipais, estaduais e nacionais de apicultores, que tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir propostas para aprimorar processos de produção e de manufatura do mel com professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Um piloto do programa, centrado nas temáticas de apicultura e meliponicultora, foi promovido no início do mês de abril – Foto: Reprodução

“Existem, na USP, vários grupos de pesquisadores que trabalham na área de apicultura e meliponicultora, vários deles com iniciativas de aproximação com esses produtores. A comunidade de apicultores é bem organizada e ativa e já buscou aproximação com a Universidade. Além disso, a PRP recebeu várias propostas de projetos de ciência cidadã nesta área, indicando possibilidades de trabalho conjunto nesse tema”, explica o pró-reitor.

Com bons resultados alcançados nesta primeira experiência, agora, a Pró-Reitoria quer expandir a abrangência do programa, que está sob a coordenação da pró-reitora adjunta de Pesquisa, Carmen Favaro Trindade, e da assessora da Pró-Reitoria, Debora Fior Chadi. Assim, foi criado um e-mail para receber propostas de docentes que desejem participar do programa: cienciauspevoce@usp.br

“Para organizar os encontros, a Pró-Reitoria identifica um tema que possa ser de interesse tanto para os pesquisadores quanto para um grupo específico da sociedade, contata os docentes interessados e discute os objetivos do evento e depois convida os agentes da sociedade para um evento conjunto onde os docentes apresentam a sua área de atuação e os agentes da sociedade, suas dificuldades e demandas. A PRP espera que os docentes participantes possam manter essa aproximação a partir desta interação inicial”, considera.