Doadores “adotam” salas de novo prédio inaugurado na Escola Politécnica

Cerimônia de inauguração contou com a presença de dirigentes da Universidade e representantes do setor privado que adotaram as salas do prédio D1

26/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 30/05/2023 as 14:07
A inauguração do prédio D1 contou com a participação dos doadores das salas e de dirigentes da USP e da Escola Politécnica – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na última quinta-feira, dia 25 de maio, a Escola Politécnica (Poli) inaugurou o prédio D1 do Departamento de Engenharia de Produção. Durante o evento, também houve a cerimônia de adoção de salas pelos doadores integrantes do programa Parceiros da Poli — Rubens Ometto Silveira Mello, Fundação Vanzolini e Taqtile.

A chefe do Departamento de Engenharia de Produção, Marly Monteiro de Carvalho, relatou o planejamento feito para que o prédio D1 pudesse se tornar realidade. “Em 2019, desenhamos um plano de atualização para restaurar nossos ambientes com algumas premissas: a de espaços compartilhados e a de usar recursos públicos e privados para oferecer o melhor espaço físico de aprendizagem e de pesquisa para nossos alunos. Esse prédio representa um pouco desse espírito”, explicou Marly.

Além de agradecer aos membros da Escola Politécnica e aos doadores, Marly lembrou que, em maio deste ano, a Engenharia de Produção da USP completou 65 anos de criação. Primeiro curso de graduação da área no Brasil, o curso ministrado na Poli até hoje é tido como uma referência no País.

“Quando alguém entra na Escola Politécnica, sai diferente de como chegou — pois a Poli é um local em que sempre se aprende algo. A Poli está sempre no limite máximo da inovação e da qualidade de ensino”, elogiou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior. O dirigente ainda reforçou que a relação entre a escola, seus egressos e atuais estudantes é um exemplo para as outras unidades da Universidade.

O diretor da Poli, Reinaldo Giudici, também reconheceu a colaboração dos patrocinadores das salas e desejou sucesso para o departamento. “A Escola Politécnica tem feito um grande esforço para melhorar suas instalações e condições de ensino em benefício da formação de alunos. Esse ambiente faz parte desse esforço”, pontuou.

Doadores adotam salas do prédio D1

“É hora de retribuir o que a USP fez pela gente”, resumiu o presidente dos Conselhos de Administração da Cosan, Raízen, Compass Gás e Energia, Comgás e Rumo, Rubens Ometto Silveira Mello. Esse foi o principal motivo pelo qual o empresário tornou-se um dos doadores adotantes das salas do prédio D1. Ele reforçou o prazer na doação da sala e a importância da Escola Politécnica em sua vida: “Minha relação com a Poli sempre foi muito grande e me orgulho muito de ser um politécnico”.

A sala doada pela Taqtile é uma das três pertencentes ao prédio inaugurado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Representando a Taqtile, Artur Tavares Vilas Boas Ribeiro, que também é docente da Poli, afirmou que a adoção reforça as crenças da empresa em ecossistemas de apoio. “Enxergamos o Departamento de Engenharia de Produção como um grande protagonista do movimento de empreendedorismo da Universidade, e esse protagonismo faz parte do ecossistema. É uma honra estarmos próximos, apoiando esse ecossistema que está surgindo”, explicou.

O presidente da Fundação Vanzolini, João Amato Neto, declarou sua satisfação por estar em uma sala de aula da Poli e enfatizou a importância da liderança que envolve tanto o setor público quanto o privado na produção do conhecimento que, em suas palavras, “é a chave para o bem-estar social. Uma aula realizada com recursos e em um ambiente favorável é uma aula de maior qualidade”.

Já o presidente do Conselho da Fundação Vanzolini, José Joaquim do Amaral Ferreira, falou sobre a integração entre empresa, Universidade e mercado, e ressaltou os sentimentos de amor à Fundação Vanzolini e à Poli. Para ele, “a gratidão é uma coisa muito bonita e que está sendo demonstrada aqui dessa forma, por meio das doações”.