Instituto de Química de São Carlos empossa nova diretoria no dia 26 de maio

Tomarão posse os novos diretor e vice-diretor, Hamilton Varela e Carlos Alberto Montanari, respectivamente, para um mandato de quatro anos

20/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 24/05/2022 as 13:51
Fachada do prédio do Instituto de Química de São Carlos – Foto: Divulgação IQSC

No próximo dia 26 de maio (quinta-feira), tomarão posse os novos diretor e vice-diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Hamilton Varela e Carlos Alberto Montanari, respectivamente, para um mandato de quatro anos. A cerimônia será às 17h, no Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima (Avenida Trabalhador São-Carlense, nº 400 Parque Arnold Schimidt, em São Carlos) e terá transmissão pelo YouTube.

Para a graduação do instituto, diversos planos foram elaborados pela nova diretoria. Um dos projetos é adaptar e aplicar uma iniciativa já adotada pela Escola Politécnica (Poli) cujo objetivo é facilitar o processo de integração entre novos alunos, veteranos e professores. A ideia é produzir e disponibilizar aulas gravadas para os ingressantes com conteúdo que os ajudem a revisar informações da graduação, além de criar um programa de tutoria acadêmica com alunos veteranos que, apoiados por docentes, atuarão como tutores de um grupo de calouros.

Outra preocupação da nova direção é com a evasão na graduação, problema que tem assolado alguns cursos há anos. Amenizar ou até reverter esse quadro é um dos principais desafios a serem superados. “Já começamos a discutir quais seriam as eventuais causas do problema, para fazer um diagnóstico preciso. Definitivamente, gostaria de ser lembrado, ao final do mandato, como alguém que diminuiu a evasão no bacharelado do IQSC”, afirma Varela.

A abertura de novos cursos de graduação no IQSC também está na pauta, como é o caso da Licenciatura em Química, que foi recentemente discutida e aprovada nos departamentos e na Congregação do instituto e já está passando pelos trâmites necessários para sua implementação. O outro curso é o de Engenharia Química, a ser oferecido em conjunto com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Com relação à pesquisa no instituto, a proposta é elevar ainda mais os níveis de excelência da unidade. Algumas ações envolvem estruturar o Setor de Convênios como um Escritório de Apoio à Pesquisa (EAP), mantendo suas funções atuais e fomentando a atuação proativa nas etapas de prospecção de oportunidades. Além disso, a direção pretende estimular a participação dos docentes e pesquisadores do IQSC em grandes projetos coletivos de pesquisa.

O fortalecimento das atividades de pesquisa no instituto também passa pela pós-graduação. A nova diretoria trabalhará para aumentar o número de bolsas oferecidas, além de incentivar iniciativas de internacionalização por meio de programas com dupla titulação.

Outras propostas de destaque envolvem o incentivo à participação docente e discente em atividades de cultura e extensão universitária. Inovação e empreendedorismo também estão no radar da nova gestão, que acredita que essas duas áreas devem, cada vez mais, fazer parte do cotidiano do IQSC. Por isso, inclusive, os novos diretores irão estimular a abertura de empresas de base tecnológica e apoiar a elaboração de projetos junto ao Escritório de Apoio à Pesquisa, além de uma maior interação com o polo do Inova USP, em São Carlos, e com a Agência USP de Inovação (Auspin).

Os professores Hamilton Varela (à esquerda) e Carlos Alberto Montanari – Foto: Henrique Fontes/IQSC

Quem são

Hamilton Varela  é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui mestrado em Físico-Química pelo IQSC e doutorado em Ciências Naturais pelo Instituto Fritz Haber, da Sociedade Max Planck & Universidade Livre de Berlim, da Alemanha, país onde também realizou um de seus dois pós-doutorados, na Technische Universität München, de Munique.

Professor do IQSC desde 2007, foi vice-diretor do IQSC, presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da USP; diretor-executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp); diretor da divisão de Físico-Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); e vice-presidente da Comissão de Ética da USP. Desde janeiro de 2022 exerce a função de Assessor Sênior do reitor da Universidade, Carlos Gilberto Carlotti Junior. Na pesquisa, atua na área de Físico-Química, com ênfase em Sistemas Complexos, Dinâmica Não-Linear e Eletroquímica.

Carlos Alberto Montanari é formado em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz, possui mestrado e doutorado em Química Orgânica pelo Instituto de Química (IQ) da USP, além de pós-doutorado no Departamento de Ciências Naturais da Universidade de Kent, em Cantuária, Inglaterra. Professor do IQSC desde 2005, já publicou mais de 130 artigos em revistas científicas de alto impacto, 13 capítulos de livros (um galardão no 64º Prêmio Jabuti, em 2012) e realizou mais de 60 apresentações de trabalhos, incluindo keynotes, invited talks e lectures, no Brasil, Alemanha, Portugal, Suíça e Estados Unidos.

Realizou cerca de 30 viagens internacionais para participação em eventos científicos ou visitas técnicas a laboratórios especializados em química medicinal, área de pesquisa em que desenvolve seus estudos. Entre os seus principais resultados científicos estão a descoberta e o desenvolvimento de candidatos a fármacos para tratar doenças tropicais negligenciadas (doença de Chagas) e a covid-19.

(Com informações da Assessoria de Comunicação IQSC)