Nova diretoria da Faculdade de Odontologia de Bauru toma posse no dia 25 de março

Serão empossados a nova diretora Marília Afonso Rabelo Buzalaf e o vice-diretor Carlos Ferreira dos Santos para o quadriênio 2022-2026

17/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 28/03/2022 as 13:03
Prédio da Faculdade de Odontologia de Bauru – Foto: Divulgação

No próximo dia 25 de março (sexta-feira), às 16h, será realizada a cerimônia de posse da nova diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Marília Afonso Rabelo Buzalaf, e do novo vice-diretor da unidade, Carlos Ferreira dos Santos, para o quadriênio 2022-2026. O evento será realizado no Teatro Universitário da FOB (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, em Bauru), e terá transmissão on-line.

A nova diretora aponta o retorno presencial às aulas como um dos primeiros e dos mais importantes desafios neste início de mandato. “Estamos certos de que esse retorno será feito de forma segura, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos centrais da Universidade. Durante nossa gestão, cuidaremos da qualidade do ensino de graduação e pós-graduação, valorizando atividades de internacionalização e procurando expandir os convênios e programas de graduação com duplo diploma. A USP tem hoje mais da metade dos seus alunos ingressando por meio de políticas de cotas sociais e raciais. Portanto, julgamos ser de extrema importância identificar e prestar apoio aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, afirma.

Marília acrescenta também que, dentre as metas de seu plano de gestão, está reconhecer e incentivar docentes e servidores que se destacarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. “Pretendemos estimular nossos docentes a constituírem grupos de pesquisa inter e transdisciplinares e a submeterem projetos de pesquisa de grande porte a agências de fomento, bem como atrair pós-doutorandos e jovens pesquisadores para compor nosso quadro de pesquisadores. Estamos em um ano festivo para a FOB, que completará 60 anos”, destaca.

Para o novo vice-diretor, a gestão representa um momento de desafios e muitas transformações. “As perspectivas são muitas, especialmente em relação ao projeto de criação da Faculdade de Medicina de Bauru [hoje o curso está ligado à FOB]. Mais que nunca, a união de toda a nossa comunidade do campus da USP de Bauru será fundamental para que sejam realizados todos os projetos presentes no nosso plano de gestão”, diz.

Marília Afonso Rabelo Buzalaf e Carlos Ferreira dos Santos – Foto: Divulgação

Quem são

Marília Afonso Rabelo Buzalaf foi aluna de graduação da FOB, em 1989, após aprovação em primeiro lugar no concurso vestibular. É professora titular do Departamento de Ciências Biológicas e assumiu a vice-diretoria em 18 de setembro de 2021, devido à vacância no cargo gerada pelo falecimento do professor Guilherme dos Reis Pereira Janson.

Graduou-se em Odontologia em 1992. Concluiu o Mestrado em Periodontia na FOB, em 1995, e, em 1996, foi contratada como professora assistente junto à disciplina de Bioquímica. Em 1999, concluiu o Doutorado em Biologia Funcional e Molecular no Instituto de Biologia da Unicamp. Em 2002, tornou-se professora associada e, em 2007, professora titular do Departamento de Ciências Biológicas.

Ao longo dos 25 anos de carreira docente na USP exerceu várias funções administrativas, como vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, vice-chefe e chefe do Departamento de Ciências Biológicas, presidente da Comissão de Pesquisa e vice-coordenadora da CCP do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas, desde 2019.

Carlos Ferreira dos Santos é cirurgião-dentista pela FOB, mestre e doutor em Ciências (Farmacologia) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e livre-docente. É professor titular da FOB desde 2011. Realizou estágio de doutorado-sanduíche (setembro/2000 a dezembro/2001) e pós-doutorado (setembro/2008 a fevereiro/2009) no Medical College of Wisconsin, Estados Unidos, tendo desenvolvido estudos moleculares relacionados à Farmacologia e Fisiologia Cardiovascular.

É membro do Scientific Advisory Board do periódico JDR Clinical & Translational Research desde 2016. É membro efetivo da SBPC, da SBFTE e da IADR. Foi coordenador da área da Saúde da Fapesp de 2008 a 2019. É bolsista de produtividade em pesquisa 1C do CNPq.

Foi vice-diretor da FOB no período de 2014 a 2018 e diretor da Unidade de 2018 a março de 2022. É superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).

(Com informações do Serviço de Comunicação da Prefeitura do Campus de Bauru)