Busca pela equidade será a marca da nova gestão da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

A posse do diretor Pedro Fredemir Palha e da vice-diretora Elucir Gir ocorreu no dia 21 de outubro, em cerimônia em Ribeirão Preto

 24/10/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 25/10/2022 as 18:47
Por
[A partir da esquerda] A secretária-geral Marina Gallottini, a vice-diretora Elucir Gir, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, o diretor Pedro Fredemir Palha e a ex-diretora Maria Helena Palucci Marziale – Foto: Divulgação
Na última sexta-feira, 21 de outubro, os professores Pedro Fredemir Palha e Elucir Gir assumiram, respectivamente, as funções de diretor e vice-diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). A cerimônia contou com a presença de dirigentes da USP e de autoridades da cidade, da própria escola e das demais Unidades do campus ribeirão-pretano.

Em seu discurso de posse, Palha destacou o trabalho feito pela nova gestão da EERP desde junho de 2022, quando iniciou sua atuação no cargo de diretor, e relembrou sua trajetória acadêmica. “Nesse período de quatro meses, já tivemos a oportunidade de dialogar com todos os funcionários e com grande parte dos alunos e docentes, de conhecer de perto o perfil de cada um dos trabalhadores, suas responsabilidades e dificuldades”, afirmou.

O diretor reforçou ainda a importância do trabalho da enfermagem durante o período da pandemia da covid-19: “ultrapassamos barreiras e, à altura, contribuímos para a sociedade brasileira”. Críticas à suspensão do piso salarial da categoria e à Portaria MEC nº 668 — que instituiu um grupo de trabalho para apresentar subsídios com vistas à regulamentação da oferta de cursos de graduação em Enfermagem, entre outras áreas, na modalidade a distância — também fizeram-se presentes na fala.

Por fim, Palha agradeceu à comunidade e reafirmou o compromisso da Escola em construir um ambiente saudável, combater todos os tipos de discriminação e manter seus bons indicadores. “Isso requer resiliência, proatividade e postura institucional. Buscamos a equidade, que nos possibilita respeitar as diferenças”, concluiu.

Durante a solenidade, um grupo de alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) reivindicou mais docentes em algumas áreas. (Leia o artigo do reitor sobre a reposição de vagas para docentes, publicado no Jornal da USP em 25/10/2022.)

Em seu pronunciamento, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior incentivou a nova gestão a atuar de acordo com os valores da USP: inovação, inclusão e pertencimento. Carlotti também enfatizou a necessidade da manutenção da autonomia das três universidades estaduais paulistas: “é importante que nós estejamos unidos para fazer a defesa da autonomia universitária, da nossa excelência e do nosso financiamento. Para isso, precisamos remar juntos, ter um foco e seguir na mesma direção. O reitor está aqui para tudo”.

Quem são

Pedro Fredemir Palha é professor titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (DEMISP) da EERP. Graduou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e possui mestrado e doutorado em Enfermagem pela EERP. Também tem pós-doutorado pela Universidade de Alberta, no Canadá. Livre-docente desde 2007, atua principalmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde, Políticas de Saúde, Gestão e Organização do Sistema de Saúde, Transferência de Políticas e Tuberculose. 

Elucir Gir é professora titular da EERP e livre-docente desde 1997. É formada em Enfermagem pela USP, onde também realizou seu mestrado e doutorado. Sua atuação concentra-se na área de Enfermagem em Doenças Infecciosas, com foco em AIDS, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Infecção Hospitalar e Biossegurança.

Assista à íntegra da cerimônia de posse da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto:


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.