Abertura de sexta edição do SciBiz é realizada na Cidade Universitária

Assuntos como inovação e tecnologia foram tratados; evento também sedia a primeira edição do Blockchain SP Festival

21/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 22/06/2023 as 20:27
Fizeram parte da mesa de honra autoridades do governo, universitárias e de instituições privadas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na última terça-feira, dia 20 de junho, o auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) recebeu a abertura da sexta edição do SciBiz, evento organizado pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), pelo Inova USP e pela Agência USP de Inovação (Auspin). A cerimônia contou com a presença de personalidades da Universidade e de instituições ligadas à ciência e ao investimento em desenvolvimento tecnológico.

O SciBiz reúne membros da comunidade universitária — alunos e docentes —, integrantes das esferas públicas e representantes de organizações privadas para estabelecer uma rede de contato entre eles e compartilhar conhecimento sobre ciência e negócios.

Para o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, a Universidade é uma entidade viva e que deve manter relações constantes com a sociedade, a quem deve respostas sobre sua atuação. “A USP está realizando ações para que isso aconteça, para que os nossos jovens possam ser empreendedores e ter empresas que colaborem com a sociedade e melhorem nossa relação com o governo no sentido de políticas públicas”, afirmou. Sobre o SciBiz, ele disse esperar que “tenhamos ao final desse encontro um novo fôlego para continuar trabalhando com a inovação”.

O reitor Carlotti reforçou o compromisso de sua gestão com a inovação – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O coordenador da Scibiz Conference, Moacir de Miranda Oliveira Júnior, lembrou que o objetivo do evento é criar uma ponte entre Universidade, empresas e governo. “Precisamos inocular mais ciência e tecnologia nas nossas cadeias produtivas, nas nossas cadeias de serviços”, afirmou.

Também esteve presente o coordenador da Assessoria Técnica da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Amorim, que defendeu que “inovação é evolução, é tudo. Em qualquer pequena inovação existe uma grande mudança, mostra uma força e revela tendências”. Ele ainda disse que é papel do governo fazer a “gestão de mudança que advém da inovação, e isso nós queremos fazer juntos com as universidades”.

A programação do dia seguiu com apresentações de painéis temáticos e exposições tecnológicas. O evento continua até sexta-feira, 23, e tem inscrições gratuitas para alunos da USP.