USP lança curso on-line gratuito sobre inteligência artificial na saúde

Disponível no Canal USP, as videoaulas falam sobre a aplicação do aprendizado de máquina na área

04/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/06/2018 as 22:19
Arte sobre ilustração: GDJ / Pixabay via Wikimedia Commons / CC0

A inteligência artificial – capacidade de máquinas tomarem decisões –  é uma realidade já presente no cotidiano, utilizada em tecnologias como o reconhecimento facial e as recomendações personalizadas de filmes e músicas em plataformas de streaming. Esta capacidade também pode ser aplicada na saúde e é o tema do curso on-line lançado nesta segunda-feira, 4 de junho, pelo professor da USP Alexandre Chiavegatto.

Inteligência Artificial em saúde: o uso de machine learning em saúde é uma parceria da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP com o Ciência USP. São 11 videoaulas de 10 a 20 minutos de duração, disponibilizadas no Youtube pelo Canal USP. O acesso é livre e gratuito.

Alunos e profissionais interessados nas aplicações de modelos preditivos de inteligência artificial são o público-alvo do curso, mas qualquer pessoa pode acessar as aulas.

Alexandre Chiavegatto é professor e pesquisador na área de estatísticas de saúde e ciências de dados na FSP. Nao curso, ele fala sobre temas como predição, linguagens de programação R e Python, redes neurais, deep learning, consequências do uso de machine learning na economia e sociedade, entre outros.

O curso tem, ao todo, três horas de duração. Não há emissão de certificado.

Além das aulas sobre inteligência artificial, o Canal USP também disponibiliza vídeos com disciplinas de graduação e de pós graduação da Universidade, reportagens sobre pesquisas e registros de seminários e debates realizados na USP.