“A agenda que trazemos hoje é de o Ministério da Saúde retomar a tradição de ser baseado na ciência”, afirma ministra

No dia 7 de fevereiro, a ministra Nísia Trindade participou de encontros com representantes da comunidade acadêmica na Faculdade de Medicina e na Reitoria da Universidade

08/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 27/02/2023 as 16:51
Professores, estudantes, servidores técnicos e administrativos da Faculdade de Medicina (FM), dirigentes da Universidade e representantes da sociedade civil lotaram o teatro da faculdade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A agenda que trazemos hoje é de o Ministério da Saúde retomar a tradição de ser baseado na ciência e se voltar efetivamente para o fortalecimento do SUS [Sistema Único de Saúde] em nosso país e para a cooperação internacional.”

Assim a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, fez a abertura do encontro que teve com professores, estudantes, servidores técnicos e administrativos da Faculdade de Medicina (FM), dirigentes da Universidade e representantes da sociedade civil, que lotaram o teatro da faculdade, no dia 7 de fevereiro.

Nísia, que assumiu o Ministério no dia 2 de janeiro, é doutora em Sociologia, mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é docente, com reconhecimento por sua produção científica e ações para aprimorar o diálogo entre ciência e sociedade. Antes de assumir o Ministério, era presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Expressamos a nossa alegria e esperança de ter à frente do Ministério uma pessoa que representa tão bem a saúde pública. Ressaltamos o fato de ser a primeira mulher a comandar a Fiocruz e a primeira a chefiar o Ministério da Saúde. É um orgulho imenso vê-la abrindo portas para a Universidade”, afirmou a diretora da FM, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá.

A diretora falou sobre as ações de cooperação que podem ser desenvolvidas pela faculdade e pelo Hospital das Clínicas (HC) em conjunto com o Ministério, como a produção de medicamentos e de radiofármacos, a reformulação do sistema de cirurgias e a análise da tabela do SUS, que é a referência para que o governo remunere os prestadores de serviços na área de saúde e serve de parâmetro para a transferência de recursos entre União, Estados e municípios.

A agenda na USP incluiu também um encontro com diretores e vice-diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou a importância da cooperação com o Ministério da Saúde. “Estamos aqui para oferecer tanto ações estruturantes quanto ações emergenciais, como as voltadas para o povo yanomami”, afirmou.

A agenda na USP incluiu também uma visita ao Instituto do Coração (Incor) do HC, onde Nísia foi recebida pelo presidente do instituto e professor da FM, Roberto Kalil, e um encontro com diretores e vice-diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria. Na ocasião, o reitor entregou a ela um documento com propostas de parcerias das unidades para o desenvolvimento de projetos conjuntos.

Acompanharam a ministra o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério, Helvécio Magalhães; a secretária de Informação e Saúde Digital e professora da Faculdade de Odontologia da USP, Ana Estela Haddad; e a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto.