Encontro internacional sobre gênero recebe inscrições para comunicações orais

Um dos maiores eventos sobre gênero e sexualidade da América Latina, Seminário Internacional Fazendo Gênero acontecerá em Florianópolis (SC) em 2024

25/10/2023 - Publicado há 6 meses     Atualizado: 27/10/2023 as 17:16
Detalhe de cartaz do Seminário Internacional Fazendo Gênero, que está na 13ª edição – Imagem: divulgação

Docentes da USP estarão coordenando diferentes simpósios temáticos (STs) na próxima edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero, que está com inscrições abertas para comunicações orais até dia 2 de novembro. O seminário, que é o principal evento acadêmico do campo de estudos sobre gênero e sexualidades, acontece a cada três anos em Florianópolis, Santa Catarina. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Entre as participantes uspianas já confirmadas estão a professora Cláudia Lago, da Escola de Comunicações e Artes (ECA); Heloisa Buarque de Almeida e Silvana de Souza Ramos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Joana Mello de Carvalho e Silva, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU); e Francirosy Campos Barbosa, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Todas elas enviaram à organização do evento propostas de simpósios temáticos (STs) que foram aprovados e estão recebendo inscrições de trabalhos.

A pesquisadora e professora da USP Cláudia Lago trabalha com gênero e construção de alteridades
Cláudia Lago trabalha com gênero e construção de alteridades – Foto: Lattes

Cláudia conta que o Fazendo Gênero é um dos mais longevos, se não o mais longevo evento sobre gênero e sexualidade do Brasil; um dos maiores do mundo e o maior da América Latina.

“O que eu, particularmente acho muito significativo é a amplitude dos temas, mesas, abordagens, que aponta a dimensão do campo de estudos de gênero e sexualidades. A participação para quem pesquisa, milita ou trabalha com as questões de gênero e sexualidade é muito importante, essencial”, destaca.

A pesquisadora, que trabalha com gênero e construção de alteridades, descreve o seminário como um espaço que reúne milhares de pessoas, entre acadêmicas e acadêmicos, ativistas e artistas, em uma perspectiva multidisciplinar.

O evento cobre uma variedade de temas. O Simpósio Temático (ST) de Heloisa Buarque de Almeida, por exemplo, propõe reunir trabalhos que discutem o enfrentamento ao assédio moral e sexual nas universidades e em outros ambientes de trabalho e pesquisa. O ST de Silvana de Souza Ramos tratará da contribuição da fenomenologia crítica às teorias feministas, reunindo trabalhos que abordam questões de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais. Joana Mello de Carvalho e Silva estará na coordenação de um ST voltado aos temas do consumo e do trabalho doméstico. Francirosy Campos Barbosa, por sua vez, coordenará o ST que busca reunir produções sobre gênero e o Islã a partir de uma visão decolonial e plural.

+ Mais

Evento na USP traz a bruxaria para o cerne das discussões acadêmicas

Luta por inclusão: quem é a primeira mulher que conquista o Prêmio Gutierrez de Melhor Tese em Matemática

Antifascismo, anticolonialismo e justiça climática

O seminário Fazendo Gênero também contará com importantes nomes internacionais. Um dos destaques é a participação de Sonia E. Alvarez, professora da Universidade de Massachusetts (Estados Unidos) e uma referência nos estudos de gênero. Ela estará coordenando um simpósio temático sobre feminismos e protesto na América Latina.

As inscrições para comunicações orais nos STs podem ser feitas até dia 2 de novembro. O cronograma, as normas, a lista de STs e outras informações podem ser consultadas no site do evento. Além da chamada para comunicações orais, também estão abertas inscrições para a Mostra Audiovisual, para a Mostra Fotográfica e para exposição de pôsteres.