Não há espaço para estereótipos que criem obstáculos para as mulheres na área acadêmica

Adriana Alves destaca que, se as ações forem concretizadas na USP, servirão de modelo para outras instituições adotarem as mesmas medidas e daí criarem uma onda de equidade de gênero

08/03/2022 - Publicado há 2 anos
O Menina nas Ciências é uma das ações realizadas pela USP para incentivar as meninas a ingressar nas carreiras de exatas – Fotomontagem por Rebeca Alencar com imagens de PNG Egg, Freepik e USP Imagens
Logo da Rádio USP

A professora Adriana Alves, nova coordenadora do Escritório USP Mulheres, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, discutiu ações para a equidade de gênero dentro e fora da Universidade, visando à promoção de maior acesso, permanência e progressão de mulheres na USP, tanto em termos acadêmicos quanto administrativos. Ela destacou que existem diferentes obstáculos, dependendo da área. “Para as exatas, precisamos ainda focar bastante no acesso. Para as humanas e biológicas, já temos um cenário um pouquinho melhor”, mas, ainda assim, as contratações privilegiam homens.

Adriana aponta que essa diferença de acesso entre exatas, humanas e biológicas ocorre devido a estereótipos. “Precisamos também desfazer todo um estereótipo de criação de homens e mulheres. Eu cresci ouvindo que mulheres eram melhores na escrita e homens melhores no pensamento lógico. Então, precisamos criar as nossas meninas para que elas vejam um futuro nas carreiras das ciências exatas.”

Sendo assim, é necessário sensibilizar os gestores das universidades, para que haja políticas de incentivo à entrada e permanência de mulheres. “Isso é um problema que é mundial. Não é só da USP”, ressalta a professora.

Adriana Alves, nova coordenadora do Escritório USP Mulheres

Ações na USP

Outro ponto abordado pela professora é a respeito das ações realizadas pela USP para incentivar as meninas a ingressar nas carreiras exatas, como o Menina nas Ciências, realizado pela Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH). “Acho que cativar as meninas ainda no ensino médio é uma medida que tem se mostrado bastante eficiente.”

Porém, a coordenadora do Escritório Mulheres acredita que algo deva ser feito para aquelas garotas que já entraram para o curso, com o objetivo de que  sigam bem sua carreira acadêmica. “Precisamos pensar em ações que incentivem essas meninas a continuar na carreira acadêmica depois e, quiçá, aumentarem o número de postulantes da carreira docente.” Ela prossegue explicando que  será necessário aumentar o “número de doutoras nessas áreas e o número de postulantes dos concursos”.

No que diz respeito aos alunos cotistas, Adriana enxerga que essas ações devem atingi-los e ajudá-los a seguir carreira acadêmica. “Então, temos dois desafios que são, para mim, os principais: o primeiro é ter um documento que firme compromissos da Universidade com a equidade de gênero; o outro, é trazer um recorte de raça para que tenhamos uma diversidade numérica, não apenas em termos de gênero, mas também que tragamos mais mulheres negras”, afirma.

A professora acredita que, se conseguirem ampliar essas ações para a questão da equidade na USP, “isso vai servir de modelo para outras instituições adotarem as mesmas medidas e aí criar uma onda de equidade de gênero para as outras, para trazer mais universidades brasileiras”.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.