Violinista Emmanuele Baldini e alunos tocam Bach e Schubert

Concerto será ao vivo nesta sexta-feira, dia 19, às 19h30, nas plataformas digitais

Editorias: Cultura - URL Curta: jornal.usp.br/?p=329994
O violinista Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Foto: Orquestra Mato Grosso / Flickr

Liderados pelo violinista Emmanuele Baldini, seis alunos da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) vão apresentar, num espetáculo ao vivo, nesta sexta-feira, dia 19, às 19h30, obras dos compositores Johann Sebastian Bach (1685-1750), Franz Schubert (1797-1828) e Louis Spohr (1784-1859). A apresentação faz parte da série Sala São Paulo Digital, que disponibiliza concertos da Osesp nas plataformas da orquestra no YouTubeFacebook e Instagram. Baldini é o spalla da Osesp.

O compositor alemão Johann Sebastian Bach – Foto: Reprodução

De Bach, serão executadas a ária inicial e cinco das 30 variações das Variações Goldberg (BWV 988), obra originalmente composta para teclado em 1741, que foi adaptada para cordas e recebeu arranjo de Caio Facó. A música será apresentada por Emmanuele Baldini, Gabriel de Almeida (violinos), João Senna (viola), Nathalia Sudário (violoncelo) e Claudia Machicado (contrabaixo).

O compositor austríaco Franz Schubert – Foto: Reprodução

De Schubert, a composição escolhida é um movimento do Trio de Cordas em Si Bemol Maior (D 471). Ela será executada por Baldini, no violino, Yohanna Alves, na viola, e Nathalia Sudário, no violoncelo.

Já de Spohr, a harpista Alice Emery vai apresentar variações sobre a ária Je suis encore dans mon printemps (Op. 36).

“A performance dos alunos foi pré-gravada e sincronizada para a transmissão, que terá apresentação ao vivo do coordenador dos programas educacionais da Fundação Osesp, Rogério Zaghi”, informou a Osesp.

A apresentação de Baldini e alunos ocorrerá nesta sexta-feira, dia 19, às 19h30, nos canais da Osesp no  YouTubeFacebook e Instagram.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.