Canal SescTV exibe nova temporada da série “Dança Contemporânea”

Disponíveis a partir desta quinta-feira, dia 18, espetáculos exploram a dança da periferia de São Paulo

 16/06/2020 - Publicado há 4 anos
Arquivo Negro, Cia. Pé no Mundo – Foto: Alex Ribeiro / visormagico

A partir desta quinta-feira, dia 18, estarão disponíveis no site do canal SescTV os episódios da nova temporada da série Dança Contemporânea, promovida por aquele canal. Composta de 13 novos episódios, cada um com 52 minutos de duração, a nova temporada destaca espetáculos da cena periférica de São Paulo. Sob a curadoria da artista da dança, arte-educadora e gestora cultural Gal Martins, a temporada propõe reflexões sobre os encontros e choques entre periferia e centro.

Herança Sagrada – A Corte de Oxalá, Balé Folclórico da Bahia – Foto: Alex Ribeiro / Visor Mágico

Além de disponibilizados na plataforma, dois dos espetáculos da temporada serão apresentados pelo SescTV em horários distintos: nesta quinta-feira, dia 18, às 20 horas, será exibido Sons D’Oeste, interpretado pela Trupe Benkady, e no dia 25, também às 20 horas, será a vez de Mensagens de Moçambique, encenado pela Taanteatro Companhia. O espetáculo Sons D’Oeste explora memórias, ritmos e danças ancestrais africanos, fazendo uso de instrumentos tradicionais como balafon, dununs, djembês, kalimbas e berimbaus. Já Mensagens de Moçambique é uma fusão de tradições africanas, americanas e europeias, com coreografia inspirada em costumes de Moçambique e de outras partes do mundo, como consequências do período colonial na África.

Sons D’Oeste, Trupe Benkady – Foto: Alex Ribeiro / visormagico

Entre os outros espetáculos que serão disponibilizados estão Anonimato, que expõe situações do cotidiano nas quais memórias negras são aniquiladas na sociedade ocidental eurocêntrica, e Cria, interpretado pela Cia. Suave, que retrata a relação entre comunidades periféricas e as danças, usando para isso danças relacionadas ao funk. Também está entre os episódios da nova temporada o espetáculo Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos, pela Cia. Pé no Mundo, que resgata e reapresenta histórias sobre a cultura afro-brasileira por meio da trajetória de personalidades negras como João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Carolina Maria de Jesus, Abdias do Nascimento e Aleijadinho.

Mulheres do Àse – Foto: Alex Ribeiro / Visor Mágico

A série Dança Contemporânea reúne “uma cartografia das principais companhias brasileiras, a partir de coreografias e entrevistas com diretores, coreógrafos e bailarinos, além de making of dos espetáculos”, conforme se lê no site do SescTV. A direção é de Antonio Carlos Rebesco.

A nova temporada da série Dança Contemporânea estará disponível a partir desta quinta-feira, dia 18, no site da SescTV. Abaixo, a lista completa dos espetáculos da nova temporada e seus intérpretes:

Encruzilhada (Fragmento Urbano)

Arquivo Negro — Passos Largos em Caminhos Estreitos (Cia. Pé no Mundo)

Noite de Solos — Depoimentos para Fissurar a Pele (Núcleo Djalma Moura)

Noite de Solos — Corredeira (Nave Gris Cia. Cênica)

Filhos da Porra Toda (Coletivo Calcâneos)

Herança Sagrada — A Corte de Oxalá (Balé Folclórico da Bahia)

Cria (Cia. Suave)

Eles Fazem Dança Contemporânea (Leandro Souza)

Anonimato Subterrâneo (Gumboot Dance Brasil)

5 Passos para não Cair no Abismo (Cia. Urbana de Dança)

Mulheres do Àse (Edileusa Santos)

Sons D’Oeste (Trupe Benkady)

Mensagens de Moçambique (Taanteatro Companhia)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.