Vídeo aborda a filosofia e a tragédia em Sêneca

Professora da Universidade Federal Fluminense fala sobre os escritos legados pelo pensador romano

12/04/2021 - Publicado há 3 anos

Assista no link abaixo ao vídeo Sêneca Trágico, Sêneca Filósofo, da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Em mais um vídeo da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a professora Renata Cazarini de Freitas, da Universidade Federal Fluminense (UFF), fala sobre o filósofo romano Sêneca, que nasceu nos primeiros anos da era cristã e se tornou um dos principais representantes da filosofia estoica no período imperial.

Como a professora diz no vídeo – intitulado Sêneca Trágico, Sêneca Filósofo -, o filósofo é o único autor romano que legou peças trágicas nos moldes dos grandes dramaturgos gregos, como Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Entre essas peças estão Medeia, Fedra, Agamênon e Tiestes. Esta última é a única peça do mundo antigo preservada que trata do mito de Tiestes.

Renata Freitas é formada em Letras pela USP, onde também fez mestrado e doutorado na área de latim. Publicou Edificar-se para a Morte: das Cartas Morais a Lucílio (Editora Vozes), uma seleção das epístolas de Sêneca. Ela mantém o blog Palco Clássico, sobre a recepção de teatro antigo no Brasil.

Assista no link acima ao vídeo Sêneca Trágico, Sêneca Filósofo, da série Estudos Clássicos em Dia, com a professora Renata Cazarini de Freitas.