Um roteiro para o futuro

Novo livro da Cátedra José Bonifácio é leitura obrigatória para quem quer entender os desafios enfrentados pela América Latina

 16/04/2020 - Publicado há 4 anos

.

O mundo já atravessou duas décadas do século XXI, e a América Latina, o continente que inspirou o realismo fantástico do colombiano Gabriel Garcia Marques, carrega deseconomias, injustiças sociais e deficiências culturais que herdou dos séculos XIX e XX. A persistência desses desajustes talvez explique a crença no sobrenatural e nos mitos que as obras de Gabo retratam com tanto talento e persistem pelo século XXI adentro.

Olhando-se em torno, nestes tempos não do cólera, que mereceu um livro de Gabo, mas de coronavírus, convivemos com chefes de Estado que desprezam a ciência, desacreditam da educação, cultivam o populismo no que ele tem de pior – e se perdem na batalha ideológica entre Estado e iniciativa privada, em função da qual o desenvolvimento dos países latino-americanos patina e agrava os desequilíbrios sociais que historicamente carregam.

.

 

Desenvolvimento e Cooperação na América Latina, A Urgência de uma Estratégia Renovada, lançado pela Edusp

.

.

Não poderia ser mais oportuno o lançamento, pela Cátedra José Bonifácio da USP, do portentoso livro Desenvolvimento e Cooperação na América Latina, A Urgência de uma Estratégia Renovada, coordenado pelo catedrático Enrique García e organizado por Wagner Pereira e Beatriz Muriel. Nas suas mais de 800 páginas são analisadas, por experts especialmente convidados, quase todas as teias da rede de desafios econômicos e sociais que as nações latino-americanas precisam decifrar e enfrentar para elevar o patamar de civilização das sociedades da região.

São problemas, desfuncionalidades e injustiças que se acumularam ao longo dos tempos, cuja solução se torna ainda mais urgente e desafiadora em função do já esboçado debate sobre as mudanças que a vida em sociedade e a economia mundial terão que enfrentar na era pós-covid-19.

O livro é leitura obrigatória para pensar o futuro da América Latina.

Sugiro, especialmente, a leitura do artigo “América Latina, A Urgência de uma Estratégia Renovada”, no qual Enrique García reflete sobre os desafios que o continente tem pela frente.

O acesso integral ao livro já está disponível no site de livros abertos da Edusp.

Assista também à entrevista com Enrique García que fiz no Programa Desafios, quando ele assumiu a Cátedra José Bonifácio em 2019:

.

 

Luiz Roberto Serrano
Superintendente de Comunicação Social da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.