Titulares do Ritmo marcaram a história da música brasileira

Conjunto vocal formado em 1941 em Minas Gerais foi destaque do programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP

 04/05/2021 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 2 de maio de 2021, que apresentou músicas interpretadas pelo grupo Titulares do Ritmo.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Os Titulares do Ritmo, um dos maiores grupos vocais da música brasileira – Foto: Reprodução

Os Titulares do Ritmo foram um grupo de seis deficientes visuais que marcaram a música brasileira como um dos maiores conjuntos vocais da história. Seus integrantes se conheceram em 1941 numa escola para cegos de Belo Horizonte (MG), o Instituto São Rafael, onde cursavam o ginásio. Eles eram Francisco Nepomuceno de Oliveira, Geraldo Nepomuceno de Oliveira, Domingos Ângelo de Carvalho, João Cândido Brito, Joaquim Alves e Sóter Cordeiro.

No programa, os Titulares do Ritmo interpretam músicas de Ernesto Nazareth, Garoto, Ary Barroso e Tom Jobim, entre outros compositores.

Além disso, Olhar Brasileiro reproduziu a íntegra do disco compacto gravado pelos Titulares do Ritmo logo após a realização do 3º Festival da TV Record, realizado em 1967, em São Paulo. Nesse disco, o grupo gravou quatro das cinco músicas vencedoras daquele festival: Ponteio, de Edu Lobo e Capinam, Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, Maria, Carnaval e Cinzas, de Luiz Carlos Paraná, e Domingo no Parque, de Gilberto Gil.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.