Titulares do Ritmo marcaram a história da música brasileira

Conjunto vocal formado em 1941 em Minas Gerais foi destaque do programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP

04/05/2021 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 2 de maio de 2021, que apresentou músicas interpretadas pelo grupo Titulares do Ritmo.

Logo da Rádio USP
Os Titulares do Ritmo, um dos maiores grupos vocais da música brasileira – Foto: Reprodução

Os Titulares do Ritmo foram um grupo de seis deficientes visuais que marcaram a música brasileira como um dos maiores conjuntos vocais da história. Seus integrantes se conheceram em 1941 numa escola para cegos de Belo Horizonte (MG), o Instituto São Rafael, onde cursavam o ginásio. Eles eram Francisco Nepomuceno de Oliveira, Geraldo Nepomuceno de Oliveira, Domingos Ângelo de Carvalho, João Cândido Brito, Joaquim Alves e Sóter Cordeiro.

No programa, os Titulares do Ritmo interpretam músicas de Ernesto Nazareth, Garoto, Ary Barroso e Tom Jobim, entre outros compositores.

Além disso, Olhar Brasileiro reproduziu a íntegra do disco compacto gravado pelos Titulares do Ritmo logo após a realização do 3º Festival da TV Record, realizado em 1967, em São Paulo. Nesse disco, o grupo gravou quatro das cinco músicas vencedoras daquele festival: Ponteio, de Edu Lobo e Capinam, Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, Maria, Carnaval e Cinzas, de Luiz Carlos Paraná, e Domingo no Parque, de Gilberto Gil.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.