Percussão com molho de chaves é a marca registrada de Orlandivo

Cantor e compositor criado no Rio de Janeiro inovou o samba com o balanço conduzido por um chaveiro

 11/05/2021 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 9 de maio de 2021.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
O cantor e compositor Orlandivo – Foto: Michele Diniz – Flickr

 

Vou vestir meu samba, meu bem

Sente o balanço que o chaveiro lhe dá

Note que a chave vai e vem

Dando um balanço que outro samba não dá

Esse é um trecho de um samba do cantor e compositor Orlandivo (1937-2017), que tinha como “marca registrada” a percussão feita com um molho de chaves. Orlandivo foi o destaque do programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 9 passado. “Alguns sambistas batucavam em caixas de fósforo, outros, em latas de graxa, outros ainda, em garrafa ou chapéu de palha”, lembrou no programa o apresentador Omar Jubran. “Para Orlandivo, bastavam as chaves.”

Orlandivo nasceu em Itajaí (SC), mas se mudou com a família aos 9 anos para o Rio de Janeiro. Em 1958, começou a ter seu trabalho como compositor registrado por grandes intérpretes da música brasileira, como Wilson Simonal, Cauby Peixoto, Ângela Maria, João Donato e Dóris Monteiro. Gravou oito discos.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.