Brisan N’Tchalá lança seu primeiro álbum, “Respeito”

Cantora curitibana exalta ancestralidade africana e transmite mensagens contra o racismo e o o machismo

Ouça nos links abaixo o programa Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 13 de maio de 2021.

A cantora e compositora curitibana Brisan N’Tchalá – Foto: Reprodução/YouTube

 

Filha de um revolucionário que lutou nas guerras de independência da Guiné Bissau em 1974, a curitibana Brisan N’Tchalá lançou recentemente seu primeiro álbum, Respeito, em que canta em português, crioulo e balanta. Misturando ritmos como o afrobeat, o kuduro angolano e o afrohouse, ela transmite mensagens de combate ao machismo e ao racismo, além de expressar um enorme orgulho de sua ancestralidade africana.

A música que dá título ao novo álbum de Brisan N’Tchalá foi apresentada no programa Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 13 passado. “Da língua balanta, Brisan significa ‘verdade guardada’ e N’Tchalá, valentes corajosos”, explicou a apresentadora do Diversas, jornalista Fabiana Ferraz.

O programa trouxe ainda outras atrações: Juliana Linhares, Letrux, Julia Branco e Graziela Medori, além de um encontro entre Karol Conká, Linn da Quebrada e Gloria Groove.

Na seção “Resgate”, Diversas lembrou a cantora e compositora carioca Claudya, que no dia 10 passado completou 73 anos. Com 20 discos lançados, Claudya se destacou nos anos 70 com as músicas Deixa eu Dizer, de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de souza, e Com Mais de 30, de Marcos Valle e Paulo Sergio Valle, entre outras. No programa, ela conversou com Fabiana Ferraz e lembrou momentos marcantes da sua carreira.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música brasileira produzida por mulheres, Diversas vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às quintas-feiras, às 11 horas, com reapresentação no sábado, às 16 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às sextas-feiras, ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pela jornalista e radialista Fabiana Ferraz.

As edições anteriores de Diversas – As Mulheres na Música Brasileira estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.