Plataforma sobre periferias será lançada oficialmente no dia 2

Evento on-line, nesta segunda-feira, dia 2, às 10 horas, marca a abertura do site “Conexões USP-Periferias”

 30/07/2021 - Publicado há 3 anos
Plataforma reúne informações sobre as periferias no Brasil, em diferentes áreas do conhecimento – Foto: Wikimedia Commons

 

Nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, às 10 horas, será lançada oficialmente a plataforma digital Conexões USP-Periferias, vinculada ao site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. A implantação da plataforma faz parte do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp) da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, mantida pelo IEA em parceria com o Itaú Cultural. Com transmissão ao vivo pelo site do IEA, o evento de lançamento terá a participação dos dois coordenadores do Dasp, a ativista social Eliana Sousa Silva, professora visitante do IEA, e o professor Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

A plataforma Conexões USP-Periferias é um imenso banco de dados com informações sobre iniciativas da USP relacionadas com periferias e favelas, em diferentes áreas do conhecimento, da medicina e saúde pública até educação e psicologia, por exemplo. Entre os conteúdos disponíveis na plataforma estão teses e dissertações, atividades de ensino, pesquisa e extensão e os nomes de docentes da USP dedicados a temas ligados a periferias.

O trabalho é resultante de um levantamento das ações e produções da USP nas áreas de ensino, pesquisa e extensão no que diz respeito “às particularidades empíricas e formulações teóricas sobre as periferias e as favelas e suas populações”, afirma a coordenadora da plataforma, Érica Peçanha do Nascimento, antropóloga social e pesquisadora de pós-doutorado do IEA vinculada à cátedra, conforme divulgou a assessoria de imprensa do IEA.

“O levantamento – a partir de diversas palavras-chave – foi realizado de janeiro de 2019 a abril de 2020 e teve como principal fonte de consulta as bases de dados do Sistema USP. Os trabalhos de mapeamento foram estendidos de forma retroativa até data de publicação do registro mais antigo disponível nas bases de consulta: 1945, no caso das teses e dissertações; 1985, para as publicações e trabalhos de eventos; e 2009, quanto às monografias de conclusão de curso”, ainda de acordo com a assessoria.

A plataforma digital Conexões USP-Periferias será lançada oficialmente nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, às 10 horas, com transmissão no site do IEA.

+ MAIS


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.