
O contexto da avaliação de alunos, considerando suas subjetividades e objetividades, é o tema do minicurso gratuito on-line que a Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove no dia 3 de agosto, terça-feira, às 19 horas. Aberto para todos os interessados, o curso será ministrado pelo professor Nilson José Machado, da Faculdade de Educação da USP, através do canal da cátedra no Youtube. Não é necessário fazer inscrição. O evento marca o início da programação do segundo semestre deste ano da Cátedra de Educação Básica.

No curso, Machado vai discutir – entre outros aspectos – a noção de “conhecimento pessoal” e as diferentes maneiras de avaliá-la e julgá-la. “Mais do que uma medida, a avaliação é um juízo de valor”, afirma o professor. Intitulado As Ideias de Conhecimento Tácito, a Ideia de Indício e a Multidimensionalidade na Avaliação, o curso faz parte do ciclo de minicursos Educação Básica: Práticas e Didáticas, iniciado no primeiro semestre.
Abstração
Na quinta-feira, dia 5, também às 19 horas, a Cátedra de Educação Básica oferecerá outro minicurso gratuito, Aprendizagem Escolar e Formas de Abstração, a ser ministrado pelo professor Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP. Lembrando que o aprendizado na escola implica também a capacidade de abstrair, Macedo vai analisar as diferentes significações de abstração e as etapas do processo de reflexão. A discussão será amparada pelas teorias do pensador suíço Jean Piaget (1896-1980).

Fundada em 2019, a Cátedra de Educação Básica é uma parceria do IEA, onde está sediada, com a Fundação Itaú para Educação e Cultura. Os professores integrantes oferecem seminários e cursos gratuitos, com certificados, para professores do ensino básico, pesquisadores e estudantes de licenciatura. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 25 atividades, entre minicursos, encontros, colóquios e outras modalidades de debate.
Para o segundo semestre, a expectativa é que a cátedra realize outras 30 atividades entre agosto e dezembro. Todas serão transmitidas pelo canal da cátedra no Youtube, sem necessidade de inscrição prévia, e com emissão de certificado de participação aos interessados.
A programação completa das atividades da Cátedra de Educação Básica está disponível nesta página. Mais informações podem ser obtidas no site da cátedra.