Praticamente esquecida no Brasil, a pianista e compositora pernambucana Amélia Brandão Nery, a Tia Amélia (1897-1983), tem parte da sua obra recuperada pelo pianista capixaba Hércules Gomes, que lançou recentemente o CD Tia Amélia Para Sempre. Produzido pelo selo Sesc, o CD traz 14 composições de Tia Amélia para piano, incluindo Saracoteando, Bordões ao Luar e Seresteiro.
No dia 3 de fevereiro passado, Hércules Gomes visitou a Rádio USP (93,7 MHz) para apresentar o CD. Em entrevista no programa Via Sampa Estúdio, ele falou – entre outros temas – sobre as dificuldades com que se deparou para realizar esse trabalho. Uma delas se refere ao fato de que a maior porção da obra de Tia Amélia não se encontra em partituras. O pianista precisou então ouvir antigas gravações das músicas da compositora – algumas em discos de 78 rotações, anteriores ao disco em vinil – e transcrevê-las para a partitura.
Ouça nos links acima a íntegra do programa.
O CD Tia Amélia Para Sempre está disponível gratuitamente nas plataformas digitais e pode ser adquirido pelo site do Sesc. Mais informações podem ser obtidas no site do pianista Hércules Gomes.