Pianista Hércules Gomes recupera a obra de Tia Amélia

Músicas da compositora pernambucana estão no recém-lançado álbum “Tia Amélia Para Sempre”

 07/02/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
A capa do CD Tia Amélia para Sempre – Foto: Reprodução/Sesc

Praticamente esquecida no Brasil, a pianista e compositora pernambucana Amélia Brandão Nery, a Tia Amélia (1897-1983), tem parte da sua obra recuperada pelo pianista capixaba Hércules Gomes, que lançou recentemente o CD Tia Amélia Para Sempre. Produzido pelo selo Sesc, o CD traz 14 composições de Tia Amélia para piano, incluindo Saracoteando, Bordões ao Luar e Seresteiro.

No dia 3 de fevereiro passado, Hércules Gomes visitou a Rádio USP (93,7 MHz) para apresentar o CD. Em entrevista no programa Via Sampa Estúdio, ele falou – entre outros temas – sobre as dificuldades com que se deparou para realizar esse trabalho. Uma delas se refere ao fato de que a maior porção da obra de Tia Amélia não se encontra em partituras. O pianista precisou então ouvir antigas gravações das músicas da compositora – algumas em discos de 78 rotações, anteriores ao disco em vinil – e transcrevê-las para a partitura.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

O CD Tia Amélia Para Sempre está disponível gratuitamente nas plataformas digitais e pode ser adquirido pelo site do Sesc. Mais informações podem ser obtidas no site do pianista Hércules Gomes.

 

 

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.