Orquestra Sinfônica da USP toca Copland, Guarnieri e Schumann

Concerto acontece neste sábado, dia 8, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária

06/10/2022 - Publicado há 2 anos
A Orquestra Sinfônica da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) se apresenta neste sábado, dia 8, às 16 horas, com o maestro convidado Tobias Volkmann. Para compor o elenco musical, a Osusp também convidou quatro trompas: Vitor Ferreira, Weslei Lima, Danillo Silles e Rafael Froes. Essa será a décima apresentação da orquestra sob a direção do maestro Gil Jardim. O evento acontece no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. Ingressos estão disponíveis na plataforma Appticket. Também haverá distribuição de ingressos no local. A Osusp recomenda a doação de um quilo de alimento não perecível.

O maestro Tobias Volkmann – Foto: Reprodução/Osusp

O programa terá três momentos, iniciando com a obra contemporânea para trompete e cordas Quiet City, de Aaron Copland (1900-1990). Em seguida, Suíte Vila Rica, de Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993), composta inicialmente como trilha sonora do filme Rebelião em Vila Rica (1957). “Com nove pequenos trechos do filme, é uma das obras brasileiras mais tocadas no mundo”, enfatiza o maestro convidado Tobias Volkmann, lembrando que Guarnieri e Copland eram amigos: Guarnieri dedicou a Copland uma de suas composições, a Abertura Concertante (1942).

A apresentação termina com Peça Concertante para Quatro Trompas e Orquestra em Fá Maior, op. 86, de Robert Schumann (1810-1856). A obra é tida como clássica do Romantismo alemão, posterior a Ludwig van Beethoven (1770-1827). “Para mim, como um cidadão brasileiro e alemão, essa apresentação será emocionante”, disse Volkmann.

A apresentação é uma ótima escolha para passar o sábado, sugere o maestro. “Será um programa curto, sem intervalo. É uma ótima pedida para quem quer apreciar uma boa orquestra.”

“Queremos transformar a Universidade em uma efervescência cultural”, diz Gil Jardim.

O maestro Gil Jardim, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da USP – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A atual direção da Osusp quer criar uma identidade musical já pensando nos próximos anos e a escolha do repertório da décima apresentação com direção de Gil Jardim traz essas características. “São três pilares que sustentam a lista: contemporaneidade, brasilidade e clássica”, ressalta Gil Jardim. ”Queríamos um repertório que trouxesse a possibilidade de trabalhar a sonoridade.”

Além disso, a ideia é formar uma orquestra “cidadã”, que se envolva diretamente com questões sociais – por exemplo, sugerindo a doação de alimentos não perecíveis para a entrada nos concertos. “Queremos reescrever a história, juntando a arte de alto nível com a necessidade”, enfatiza Jardim. Os alimentos serão doados a comunidades próximas à USP.

A expectativa é que as próximas apresentações cheguem a mais pessoas, tanto da comunidade USP quanto de fora. “A cultura é o alimento do dia a dia”, afirma Gil Jardim, já se preparando para a comemoração de 50 anos da Osusp, em 2025.

O concerto Compositores Brasileiros e Ciclo Schumann acontece neste sábado, dia 8, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Parte dos ingressos para o concerto está disponível para reserva na plataforma AppTicket. Outra parte será distribuída no dia do evento. A entrada é gratuita, mas a Osusp sugere ao público a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Mais informações estão disponíveis no site da Osusp.