Exposição de arte brasileira na Europa em 1944 é tema de filme

Obra do cineasta Zeca Brito será exibida na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP no dia 25, segunda-feira, às 14h30

21/03/2024 - Publicado há 1 mês
Cartaz do filme Arte da Diplomacia – Foto: Divulgação/Arte da Diplomacia

No dia 25, segunda-feira, às 14h30, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, será exibido o filme Arte da Diplomacia, seguido de roda de conversa com o cineasta Zeca Brito, diretor do filme, e com o diplomata Hayle Gadelha. O evento será seguido de debate com o diretor Zeca Brito e o diplomata Hayle Gadelha.

O cineasta Zeca Brito, diretor de Arte da Diplomacia – Foto: Ministério da Cultura/Flickr

Lançado em 2023, Arte da Diplomacia narra um episódio marcante da diplomacia brasileira em plena Segunda Guerra Mundial. Em 1944, o Brasil enviou, de navio, 168 pinturas de 70 artistas modernistas brasileiros para serem exibidas e leiloadas no Reino Unido. Realizada primeiro na Royal Academy of Arts de Londres, no final de 1944, e depois em outras sete galerias britânicas até setembro de 1945, a exposição constitui uma das maiores mostras de arte brasileira no exterior até hoje. Os fundos obtidos com a exposição foram doados à Força Aérea Real, como um esforço de guerra.

O roteiro do filme é baseado em pesquisas de Gadelha, que resultaram no livro Public Diplomacy on the Front Line: The Exhibition of Modern Brazilian Paintings (2023, Anthem Press) e na remontagem da exposição na Embaixada do Brasil em Londres, em 2018. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam).

A exibição do filme Arte da Diplomacia, de Zeca Brito, seguida de debate com o diretor e com o diplomata Hayle Gadelha, será no dia 25 de março, segunda-feira, às 14h30, no Auditório Paulo Emilio da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. A presença deve ser confirmada por este link.

Banner do evento – Foto: Reprodução/Prolam-USP