Mesa-redonda inaugura exposição sobre Alfredo Bosi

Com mediação da professora Viviana Bosi, encontro acontece nesta quinta-feira, dia 21, às 14 horas, no Centro MariAntonia da USP

19/03/2024 - Publicado há 1 mês
O crítico literário, historiador da cultura, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e professor da USP Alfredo Bosi no lançamento de seu livro Entre a Literatura e a História, na Cidade Universitária, em São Paulo, em 2013 – Foto: Francisco Emolo/USP Imagens

Nesta quinta-feira, dia 21, às 18 horas, no Centro MariAntonia da USP, a exposição Alfredo Bosi: Entre a Crítica e a Utopia – que retrata a vida e a obra de um dos maiores críticos literários do Brasil, morto em 2021 – será inaugurada com uma mesa-redonda aberta à participação do público. A mediação do evento será feita por Viviana Bosi, filha do homenageado, curadora da exposição e professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A mostra ficará em cartaz até 26 de maio.

A mesa será aberta pelo diretor e pela vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP – onde Bosi atuou entre 1987 e 2019 -, Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes, e pelo diretor e pela vice-diretora do Centro MariAntonia, José Lira e Ana Castro. Depois, o público poderá assistir a palestras dos professores da FFLCH Alcides Villaça e Augusto Massi e do professor Pedro Meira Monteiro, do Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Os três foram alunos, orientandos e amigos de Bosi. Ao final das palestras, haverá confraternização para celebrar a inauguração.

A exposição, realizada em parceria com o IEA, mostra parte do acervo do crítico literário, historiador da cultura, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e professor da USP Alfredo Bosi, a fim de “iluminar aspectos de uma trajetória marcada por fortes compromissos éticos na vida pessoal, acadêmica e na militância”, segundo a coordenação da mostra. Na exposição serão exibidos documentos pessoais, fotos do álbum de família, cartas trocadas com personalidades como o poeta Carlos Drummond de Andrade, manuscritos e datiloscritos com estudos e planejamento de aulas, além de objetos de seu uso pessoal e profissional, como uma máquina de escrever e encadernados reproduzidos para manuseio. Há, também, um eixo dedicado ao pensamento crítico do autor, disponibilizando obras que evidenciam questionamentos centrais em seus estudos, como a relação complexa entre expressão subjetiva e experiência histórica na literatura.

A professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora da exposição Alfredo Bosi: Entre a Crítica e a Utopia – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O edifício da exposição não foi escolhido por acaso. Era no prédio onde hoje se situa o Centro MariAntonia que funcionava o curso de Letras Neolatinas da então chamada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP, frequentado por Bosi entre 1955 e 1959, quando se formou. No mesmo edifício Bosi lecionou Literatura Italiana durante os anos 1960 e se aprofundou na literatura brasileira, em especial com o endurecimento da ditadura militar em 1968, como forma de insubordinação e resistência aos discursos de dominação e censura.

“É uma singela homenagem a uma pessoa da dimensão do professor Alfredo Bosi”, afirma a professora Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do IEA e coordenadora da mostra. “Ele é daqueles que iluminam caminhos. Por isso a exposição é importante: para que a gente possa compartilhar com outras pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo alguns elementos de sua vida pessoal e acadêmica e sua postura política. É uma satisfação muito grande poder propiciar esse momento de inspiração para quem visitar a exposição”.

A mesa-redonda de abertura da exposição Alfredo Bosi: Entre a Crítica e a Utopia será realizada nesta quinta-feira, dia 21, às 18 horas, no Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, região central de São Paulo, próximo às estações Higienópolis-Mackenzie e Santa Cecília do metrô). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site do Centro MariAntonia ou pelo telefone (11) 3123-5202.

Banner de divulgação do evento de inauguração – Imagem: Centro MariAntonia