Mesa-redonda vai abordar “ditadura e produção do espaço”

Encontro acontece nesta quinta-feira, dia 7, às 18 horas, no Centro MariAntonia da USP, com entrada grátis

04/03/2024 - Publicado há 2 meses
Banner da mesa-redonda Ditadura e Produção do Espaço – Foto: Reprodução/Centro MariAntonia

Nesta quinta-feira, dia 7, às 18 horas, o Centro MariAntonia da USP vai promover a mesa-redonda Ditadura e Produção do Espaço. Os palestrantes serão a professora Ana Luiza Nobre, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, e o professor Pedro Campos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento é uma iniciativa do Centro MariAntonia, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

A mesa-redonda é uma programação preparatória para a exposição Paisagem e Poder: Construções do Brasil na Ditadura, que acontecerá de 19 de março a 30 de junho, no Centro MariAntonia. A mostra terá o objetivo de “pensar o ambiente construído no período da ditadura brasileira”, de acordo com nota divulgada pelo centro. A exposição vai “refletir sobre as complexas e intensas transformações do território nacional em suas diversas escalas entre 1964 e 1985, a partir de documentação da época e material audiovisual”, ainda de acordo com a nota. “Muito do que vemos ao nosso redor foi construído durante o regime militar. O espaço se transformou profundamente, de conjuntos residenciais à expansão das periferias urbanas, das estradas e barragens construídas nos quatro cantos do País a viadutos presentes nas metrópoles, de edifícios modernos icônicos a estruturas espaciais ordinárias, da destruição das marcas da história à construção das cidades novas pelo território nacional.”

A mesa-redonda Ditadura e Produção do Espaço será realizada nesta quinta-feira, dia 7, às 18 horas, no Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do Metrô). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3123-5202.