Livro clássico de Lourdes Sola será relançado e debatido

Editora da USP lança edição revista e atualizada de “Ideias Econômicas, Decisões Políticas” nesta sexta-feira

30/11/2023 - Publicado há 5 meses
Capa da primeira edição do livro da professora Lourdes Sola, de 1998 (à esquerda), e da segunda edição revista e atualizada (à direita), que será lançada nesta sexta-feira – Fotos: Reprodução/Edusp

Lançado originalmente em 1998, o livro Ideias Econômicas, Decisões Políticas, da professora da USP Lourdes Sola, será relançado pela Editora da USP (Edusp) – em edição revista e atualizada – nesta sexta-feira, dia 1º, às 18 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa, na Cidade Universitária, em São Paulo, com a presença da autora. No dia 4, segunda-feira, às 17 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o livro será tema de debate em evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Economia Política Internacional, Variedade de Democracia e Descarbonização, do IEA, também com a participação de Lourdes Sola.

A professora Lourdes Sola – Foto: Revista Fapesp

Formada em Ciências Sociais pela USP em 1961, a paulistana Lourdes Sola fez mestrado em Sociologia Econômica na então chamada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP, sob orientação do professor Florestan Fernandes, de quem foi professora assistente de 1961 até 1969, quando teve a carreira acadêmica interrompida pela ditadura militar e se exilou no Chile e depois na Inglaterra. Em 1982, doutorou-se na Universidade de Oxford, na Inglaterra, com uma tese sobre a economia brasileira entre 1945 e 1963, que é a origem do livro Ideias Econômicas, Decisões Políticas. Reincorporada à USP em 1987, Lourdes se tornou a primeira mulher a chefiar o Departamento de Ciência Política da agora chamada Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em 1994. É autora ainda de Estado, Mercado, Democracia Política e Economia Comparadas (Paz e Terra, 1993), Reforma Econômica, Democratização e Ordem Legal no Brasil (Cepal, 1995), Lições da Década Perdida (Edusp, 1995) e Sociedade e Estado em Transformação (Unesp, 2001), entre outras obras. Hoje com 85 anos, ela atua como pesquisadora do Núcleo de Políticas Públicas da USP, onde coordena projeto de pesquisa sobre economia política internacional e comparada, e professora sênior do IEA.

Com 464 páginas e prefácio do professor Celso Lafer, da Faculdade de Direito da USP, Ideias Econômicas, Decisões Políticas traz análises de Lourdes Sola sobre as sucessivas políticas econômicas implantadas no Brasil entre o fim do Estado Novo, em 1945, e o golpe militar de 1964. Dessas análises ela extrai “explicações sobre o sucesso ou o fracasso dessas políticas, ao esclarecer questões centrais do desenvolvimentismo e do populismo à brasileira”, de acordo com texto divulgado pela Edusp. “Políticas governamentais como o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek ou o Plano Trienal formulado para o governo João Goulart são reconstruídas de maneira inovadora, em uma perspectiva interdisciplinar que permite à autora investigar as ideias e os interesses determinantes das diretrizes assumidas no período em foco. A amplitude de ponto de vista não retira da economia sua dimensão técnica. Antes, atribui-lhe consistência ao inseri-la na complexa teia que constitui a gestão econômica de um período-chave da história política brasileira”, acrescenta o texto da Edusp.

O lançamento do livro Ideias Econômicas, Decisões Políticas, de Lourdes Sola, será nesta sexta-feira, dia 1º, às 18 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa (Avenida Professor Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis.

O debate sobre o livro de Lourdes Sola será no dia 4 de dezembro, segunda-feira, às 17 horas, na sala 14 do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Avenida Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site do IEA.