Parceria com universidade espanhola, “Revista de Estudios Brasileños” lança novo número

Edição traz desde análises sobre a política e a economia brasileira recente, até paralelos entre a obra de Cervantes e Machado de Assis

Por - Editorias: Ciências Humanas

A Universidade de Salamanca (Usal), na Espanha, publicou, em parceria com a USP, uma nova edição da REB: Revista de Estudios Brasileños (volume 5, número 9, 2018). A publicação trata dos diversos aspectos que cercam a história e a realidade contemporânea do Brasil, como relações econômicas e aspectos culturais.

Fazendo parte da seção Dossiê, estão os textos Movimentos sociais, sociedade civil e a democratização do processo judicial no Supremo Tribunal Federal;  Da crise de governabilidade à crise de legitimidade: os impactos da crise política sobre a política externa brasileira; e Contramajoritarismo no caso da Lei da Ficha Limpa – LC nº 135/10.

O novo número conta também com os artigos Relações comerciais entre Espanha e o Brasil. As exportações da Espanha no século XXI, que analisa as relações de comércio entre os dois países, levando em conta cenários de crise econômica e política pelos quais ambos os países passaram no período estudado; O dispositivo de violência nos discursos de ódio em torno das manifestações brasileiras, que usa da cartografia para, através de uma análise dos discursos de ódio que cercam as manifestações populares no Brasil, fazer um estudo acerca da violência nesses eventos ocorridos entre 2013 e 2016; e O autor e suas máscaras: Cervantes e Machado de Assis, que trata do anonimato dos escritores usado para descrever com mais liberdade a sociedade em que viviam.

Há ainda uma seção de resenhas e entrevista com Dante Henrique Moura, doutor em Educação e pesquisador na área de ensino técnico, refletindo sobre políticas públicas voltadas para educação e formação para o trabalho.

Para acessar todos o artigos da revista, que é publicada em espanhol, acesse o Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail reb@usal.es