História em quadrinhos “Persépolis” é usada no ensino de francês

Esse é o tema do novo episódio da série de podcasts “As Madalenas”, dedicada à literatura francesa

27/04/2021 - Publicado há 3 anos
Capa da edição brasileira de Persépolis, obra em quadrinhos da escritora e ilustradora franco-iraniana Marjane Satrapi – Foto: Divulgação/Companhia das Letras

O uso da história em quadrinhos (HQ) Persépolis, da escritora e ilustradora franco-iraniana Marjane Satrapi, para o ensino de francês é tema do nono episódio da série de podcasts As Madalenas, intitulado Sahsha Fala sobre Persépolis. Nele, a professora Sahsha Dellatorre, da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, conta como utiliza a obra de Marjane nas aulas de francês para alunos do terceiro ano do ensino médio. Apresentado por Maria Letícia Bezerra e Katerina Kaspar, o podcast inclui a leitura de trechos da HQ feita por ex-alunos de Sahsha.

Publicada em 2000, Persépolis conta a experiência da autora no Irã, durante os anos 1970 e 1980. A obra retrata a vida no país com o advento da Revolução Iraniana e os conflitos posteriores, e também toca em temas como gênero e fundamentalismo religioso.

Sahsha explica no vídeo que a escolha dessa HQ está relacionada ao tema da memória, evidenciado na nostalgia característica do último ano do ensino médio. Além disso, segundo a professora, é interessante trabalhar as histórias em quadrinhos nas aulas de francês por causa da junção do verbal com o não verbal. As imagens ajudam e aprofundam as interpretações, enriquecendo a leitura.

Para Sahsha, é fundamental, na classe, iniciar a leitura em voz alta, com os alunos, para que se sintam capazes de continuar a leitura e enfrentar o desafio sozinhos. A professora destaca esse gênero literário por apresentar diálogos, o que permite trabalhar as diferentes entonações das frases. Isso ajuda na compreensão, diz ela. Ainda segundo a professora, a literatura é ferramenta muito relevante no ensino de línguas no ambiente escolar, que se diferencia da proposta e objetivos dos cursos de língua. Esse foi o tema da tese de doutorado de Sahsha, defendida na FFLCH em 2018.

Dedicada à divulgação da literatura francesa, a série de podcasts As Madalenas é uma iniciativa de pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (Letra) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Os podcasts da série As Madalenas estão disponíveis nas seguintes plataformas de streaming: SpotifyCastbox e Soundcloud. Mais informações no Instagram.