Cinema da USP apresenta “Sol Alegria” em sessão virtual

Exibição será nesta quarta-feira, a partir das 15 horas, e inclui debate com o diretor Tavinho Teixeira, às 19 horas

 17/11/2020 - Publicado há 3 anos
Cartaz do Cinema da USP (Cinusp) com cena do filme Sol Alegria, de Tavinho Teixeira – Foto: Reprodução/Cinusp

Nesta quarta-feira, dia 18, o Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp) vai oferecer mais uma sessão virtual. Desta vez, será apresentado o filme Sol Alegria, do cineasta paraibano Tavinho Teixeira. O filme ficará disponível no canal do Cinusp no Youtube das 15h às 23h59. No mesmo dia, às 19 horas, no mesmo canal, o Cinusp transmite um debate com Teixeira, que falará sobre a produção do filme.

Escrito e dirigido por Tavinho Teixeira e correalizado com Mariah Teixeira, Sol Alegria é “um filme alegórico que retrata de forma provocativa e profunda situações nacionais passadas e presentes”, de acordo com nota divulgada pelo Cinusp. “Marcado pela constante transição entre o trágico e o cômico, o filme se destaca dentro do cinema brasileiro recente pelo seu frescor subversivo.” De acordo com a sinopse do filme, uma família pouco usual pega em armas e coloca o pé na estrada para desestabilizar uma sociedade governada por pastores corruptos que aguardam o apocalipse.

Exibido em Roterdã, na Holanda, na Mostra Internacional de São Paulo e em vários festivais de cinema, o longa recorre à iconoclastia para criar um universo apocalíptico. “As cores vibrantes e os temas provocativos podem até parecer distantes da realidade, mas o filme é povoado por instintos mundanos, escancarados de forma alucinante diante da decadência do mundo”, completa a nota do Cinusp.

O filme Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, estará disponível nesta quarta-feira, dia, 18, das 15h às 23h59, no canal do Cinusp no Youtube. Também nesta quarta-feira, às 19 horas, no mesmo canal, haverá debate sobre a obra com o diretor Tavinho Teixeira.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.