Campus da USP em Bauru exibe exposição de arte em madeira

Com 15 obras que exploram as belezas do Brasil, mostra do artista Almeida Júnior fica em cartaz até 31 de março

15/03/2023 - Publicado há 1 ano
O artista Almeida Júnior entre suas obras – Foto: Kazuo Kato/Centro Cultural da USP

Fé do Peão – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

As Múltiplas Expressões de Uma Obra de Arte da Natureza Num País Chamado Brasil é o nome da mostra em exibição no Centro Cultural do campus da USP de Bauru até o dia 31 de março. A mostra exibe 15 obras do artista plástico Almeida Júnior, que fez sua primeira exposição em 2019, também no Centro Cultural da USP.

O artista esclarece que a exposição traz em seu conjunto as belezas do Brasil, exaltando as belezas do povo brasileiro, das mulheres, da simplicidade interiorana do homem do campo e as belezas naturais da flora e fauna. As obras de arte são confeccionadas em madeiras nobres e raras, que foram encontradas em lixões, caçambas, calçadas e em janelas e portas de demolição de imóveis.

Obras Recanto Feliz, Girassóis e Copo de Leite, de Almeida Júnior – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

Dessa forma, a exposição proporciona aos visitantes belos trabalhos em madeiras raras e vai ressaltar a importância da cultura do reaproveitamento de material reciclável, promovendo a criatividade e a educação sustentável, resultando numa melhor qualidade de vida.

As obras são feitas inspiradas numa técnica chamada intársia, proveniente dos Estados Unidos. Inicialmente o artista faz o desenho no papel e escolhe o tipo de cor de madeira a ser utilizada. Em seguida busca manter uma harmonia entre o desenho, o corte, as cores e as fibras da madeira. Na sequência as peças são coladas, fazendo a transposição da figura do papel para a madeira, refletindo a sua originalidade.

A exposição As Múltiplas Expressões de Uma Obra de Arte da Natureza Num País Chamado Brasil, do artista Almeida Júnior, está em cartaz até o dia 31 de março, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural do campus da USP de Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br.

Marianne Ramalho, de Bauru