Exposição retrata a interação entre mães e seus filhos com autismo

Inspirada em pesquisa científica, mostra fica em cartaz até 31 de maio no Centro Cultural da USP, em Bauru

 10/05/2023 - Publicado há 12 meses
Fotografias expostas na mostra Elo, em cartaz no Centro Cultural da USP, em Bauru – Foto: André Marques

 

Elo é o nome da exposição fotográfica que pode ser vista no Centro Cultural do campus da USP em Bauru até o dia 31 de maio. O objetivo da mostra é dar destaque para o movimento e a interação entre mães e seus filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), justamente porque são crianças com dificuldades de interação e comunicação.

São 28 fotografias que retratam cinco mães, cada uma com um filho. As imagens captaram cenas flagrantes de conexão, interação, suporte mútuo, afeto e elo. A exposição é um trabalho conjunto dos artistas Grace Donati, fonoaudióloga, poetisa e artista visual, Natália Marques Zen, jornalista, e André Marques, designer gráfico e artista visual.

A pesquisa

A exposição foi inspirada na análise de dados da pesquisa Estudo da aplicação do Programa More Than Words com famílias brasileiras de crianças com TEA”, realizada em nível de pós-doutoramento no Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP por Grace Cristina Ferreira Donati, com supervisão da professora Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. Foi desenvolvida entre 2017 e 2022, e teve o relatório final aprovado pela Comissão de Pesquisa da FOB em abril de 2023.

O objetivo da pesquisa foi verificar os efeitos do programa de capacitação parental More Than Words, do Hanen Centre, no Canadá, sobre as habilidades de comunicação e interação dos pares das mães-crianças com TEA.

Grace Donati informa que o programa de capacitação ensina técnicas aos pais de crianças com autismo para que eles próprios possam promover o desenvolvimento da interação e da comunicação social de seus filhos, tendo por base estratégias validadas cientificamente. “Não tínhamos dados de aplicação do programa na população brasileira. Por isso, consideramos que foi uma pesquisa pioneira no Brasil”, acrescenta a fonoaudióloga e artista.

Ela acredita que, neste mês das mães, homenagear as mães de crianças com TEA, que tanto se dedicam ao desenvolvimento de seus pequenos, é fazer justiça, dando-lhes o destaque merecido.

A exposição de fotografias Elo fica em cartaz até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, Quadra 9, Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.