Colunista comenta obra que venceu Jabuti na categoria Artes

Trata-se do “Atlas Fotográfico da Cidade de São Paulo e Arredores”, de Tuca Vieira, livro que procura responder à seguinte questão: São Paulo tem ou não uma identidade?

 09/12/2021 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria de Artes, o livro Atlas Fotográfico da Cidade de São Paulo e Arredores, do fotógrafo e pesquisador Tuca Vieira, é o tema da última coluna do ano do professor Guilherme Wisnik, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – obra, aliás, da qual é um dos autores, juntamente com Henrique Siqueira. Tuca Vieira, que trabalhou durante muito tempo no jornal Folha de S. Paulo, é autor de uma conhecida foto que retrata a favela de Paraisópolis contrastando com os prédios do Morumbi, numa alusão à exclusão típica de uma cidade latino-americana e terceiro mundista.

O atlas fotográfico, segundo Wisnik, surgiu justamente do desejo de Tuca Vieira estender essa ideia para um projeto fotográfico que desse conta da diversidade e da complexidade de São Paulo, valendo-se para isso do Guia de Ruas e inspirando-se também no trabalho pioneiro do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo, autor do primeiro levantamento de nossa metrópole, ainda na segunda metade do século 19. “E um pouco a discussão ali (do atlas fotográfico) é: São Paulo tem uma identidade ou não tem? Quando nós vemos essas fotos, que se acumulam, de construções genéricas, de autoconstrução, de pobreza, de falta de caráter arquitetônico, nós sabemos que isso é São Paulo? Há algo ali que denuncie a existência dessa cidade ou nos tempos de globalização […] virou tudo um grande magno?”


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.