Campus da USP em Bauru faz exposição de bonsai

Obras feitas com arame podem ser vistas no Centro Cultural da USP, em Bauru, até 2 de dezembro

 21/11/2022 - Publicado há 1 ano
A exposição traz 12 peças de Marcos Ueda — Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Giane Quintela/Centro Cultural da USP em Bauru

 

A exposição A Beleza do Bonsai e seu Significado (Arte em Arame), do artista plástico Marcos Ueda, pode ser vista no Centro Cultural do campus da USP em Bauru até o dia 2 de dezembro.

A mostra exibe 12 peças e a técnica utilizada é da Tailândia. Ela consiste em dar forma nos troncos e galhos utilizando arame de alumínio e pode ser denominada de escultura ou bonsai wire.

Marcos Ueda informa que bonsai significa “árvore na bandeja” ou “miniatura de árvore”, em tradução livre do idioma japonês.

O artista esclarece que o objetivo da exposição é mostrar um pouco dessa arte através do simbolismo, tendo como eixo principal uma relação única entre o homem e a natureza, que juntos são um elemento só no universo, e nesse sentido os bonsais representam a jornada do homem em busca por suas origens, representadas pelas raízes do bonsai.

O artista

Marcos Ueda fez graduação em Sistema de Informação Tecnológica de 2004 a 2007, na Faculdade Fênix, e pós-graduação em Administração de Empresas, de 2009 a 2011, na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ueda tem 61 anos, é natural de Bauru e atualmente está aposentado. Ele afirma que a arte representa a sabedoria, simplicidade e humildade. Na sua opinião, o homem sábio não precisa conhecer todo o mundo para ser dono dele, basta apenas focar sua visão naquilo que o circunda como uma representação em miniatura do mundo para entender o seu lugar nele.

Marcos Ueda e seus bonsais – Foto: Kazuo Kato/Centro Cultural da USP em Bauru

 

A mostra pode ser vista até 2 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Cultural do campus da USP em Bauru, localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

Informações pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail: centrocultural@usp.br.

Marianne Ramalho, de Bauru


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.