Exposição no Centro Cultural de Bauru - Foto: Paula Marques

Centro Cultural da USP em Bauru comemora 30 anos com exposição

Até 17 de dezembro, mostra apresenta obras produzidas por 47 artistas plásticos

 Publicado: 11/11/2021

Por: Marianne Ramalho

Arte: Simone Gomes

Até 17 de dezembro está em cartaz a Exposição do Acervo Permanente da USP Bauru – Em Comemoração aos 30 Anos do Centro Cultural Maria de Souza Campos Artigas. No evento – que teve início no dia 9 – estão expostas 48 obras em óleo sobre tela, desenhos e técnicas mistas de autoria de 47 artistas plásticos que já expuseram seus trabalhos no campus da USP em Bauru.

O acervo de artes plásticas da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) foi implementado pela maestrina Sonia Berriel, responsável pela criação do Projeto Arco-Íris, da então chamada Assessoria Cultural. Esse projeto permitiu a criação do acervo, com a doação de obras de artistas que realizaram exposições na USP Bauru.

Esse acervo, exposto permanentemente nas dependências do campus, compõe a mostra comemorativa em homenagem aos 30 anos do Centro Cultural Maria de Souza Campos Artigas.

Vidros, de Maria Ivone Degelo – Foto: Giane Quintela

Paula Cecília de Miranda Marques, chefe da Seção Técnica de Comunicação e Cultura da PUSP-B, fala a respeito da importância da mostra: “Essa exposição é bastante especial, porque representa uma atuação de décadas da USP em Bauru no fomento às artes, mais especificamente às artes plásticas. É uma oportunidade de a comunidade conhecer um pouco da história do centro cultural que, ao longo desses 30 anos, trouxe o trabalho de centenas de artistas de diversos municípios (e de alguns países) para o nosso espaço. O acervo permanente do campus, que compõe a exposição comemorativa, foi construído a partir da doação de obras das pessoas que expuseram por aqui durante os primeiros anos do projeto e tem uma relevância inestimável pelo seu valor histórico e pela diversidade de técnicas e estéticas encontradas em cada peça. A mostra é um registro da memória da trajetória dos artistas, da atuação do centro cultural, por meio dos funcionários que trabalharam e trabalham por aqui, e uma homenagem a esse abrigo dedicado à arte e cultura no campus”.

José Henrique Rubo, prefeito do Campus USP de Bauru, ressalta o papel do Centro Cultural Maria de Souza Campos Artigas como uma atividade de extensão da Universidade. “Eu entendo que a Prefeitura do campus tem uma oportunidade muito boa de fazer essa celebração dos 30 anos do centro cultural com essa exposição do nosso acervo, que foi construído ao longo de anos, com o trabalho de várias pessoas, e foi se acumulando de forma organizada, racional e agora está sendo exposto para a comunidade”, afirma o prefeito. “E é muito bom também que artistas locais consigam, através do centro cultural, se tornar conhecidos e expor os seus trabalhos mostrando a qualidade dessas obras para a comunidade. Com isso, a Universidade, dentro da sua função de extensão, cumpre o seu papel por meio do centro cultural e com essa exposição realizada agora na comemoração dos seus 30 anos.”

Exposição do Acervo Permanente da USP Bauru – Em comemoração aos 30 Anos do Centro Cultural Maria de Souza Campos Artigas fica em cartaz até 17 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural do Campus USP de Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Cidade Universitária, em Bauru). O acesso ao centro cultural só será permitido após a apresentação do comprovante de vacinação, com as duas doses ou dose única da vacina contra a covid-19.

Com informações de Paula Marques e Giane Tenório Quintela


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.