Afetos na educação são tema de colóquio na USP

Inspirado em Nicolau de Cusa e Jacques Lacan, evento nesta quarta-feira, dia 15, terá exposição do professor Christian Dunker

13/03/2023 - Publicado há 1 ano
Fotomontagem com imagem de domínio público
O pensador alemão Nicolau de Cusa, que cunhou a expressão “douta ignorância” – Imagem: Domínio público

A Paixão da Ignorância é o título do colóquio que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta quarta-feira, dia 15, das 9 às 21 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Com curadoria do professor Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP, o evento terá como expositor o professor Christian Dunker, também do Instituto de Psicologia, e quatro debatedores: Maria Eliza Mattosinho Bernardes, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Fabiana de Lima, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Leandro Gaffo, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e Nilson José Machado, da Faculdade de Educação da USP.

O termo “douta ignorância” tem origem no pensamento do cardeal alemão Nicolau de Cusa (1401-1464), um dos primeiros pensadores do chamado Renascimento. Título da mais famosa obra do cardeal alemão – De docta ignorantia, de 1440 -, ele expressa a importância do não saber, do reconhecimento da incapacidade do ser humano de conhecer todas as coisas. No colóquio, Christian Dunker vai analisar esse conceito de Nicolau de Cusa tal como analisado pelo psicanalista francês Jacques Lacan (1901-1981).

O psicanalista francês Jacques Lacan, que analisou o conceito de “douta ignorância” – Foto: Metaética/Flickr

“Queremos discutir as funções dos afetos na educação no contexto social de seu atravessamento por três grandes matrizes: amor, ódio e ignorância”, destaca a ementa do curso, disponível no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. “Discutiremos o paradigma do conhecimento em confronto com o reconhecimento na educação e na teoria política contemporânea. Examinaremos o impacto dessa noção sobre as relações entre poder e autoridade, bem como na disposição ética diante da ignorância, de si e do outro. Concluímos pelo reexame das noções de pós-verdade e fabricação digital de consensos, levando em conta o duplo sentido da noção de paixão da ignorância.”

O colóquio A Paixão da Ignorância, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, acontece nesta quarta-feira, dia 15, das 9 às 21 horas, na Sala Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Para participação presencial é necessário fazer inscrição neste link (limite de vagas: 40 inscritos). Serão fornecidos certificados para os interessados em participar do colóquio pela internet, que deverão preencher formulário a ser disponibilizado durante o evento. Nesse caso, não é preciso fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.