Um instrumento de orientação e de autoavaliação para docentes da educação básica, de forma a auxiliar o desenvolvimento de práticas didáticas que contribuam para extinguir os preconceitos na formação de crianças e adolescentes. Essa é a principal característica do livro digital Educação com Igualdade de Gênero na Infância e na Adolescência – Guia Prático para Educadoras e Educadores, de Rosa Ester Rossini, Rochelle Saidel e Sonia Alves Calió, cuja 3ª edição (revista e ampliada) o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lança em seminário híbrido, no próximo dia 16, às 14 horas.
Com exposições de Rossini, Saidel e de outras especialistas [veja a programação abaixo], o encontro poderá ser acompanhado presencialmente, na Sala Alfredo Bosi do IEA, ou pela internet (não requer inscrição nos dois casos).
Com 58 páginas, o guia não pretende esgotar o tema nem apresentar receitas mágicas. O intuito é ser “provocativo para a reflexão e propositivo para a aprendizagem por interação e participação”. As autoras destacam que o conteúdo é resultante de uma combinação de pesquisa conceitual, levantamento de atividades, compilação de fontes de informação para o aprofundamento dos temas, além de uma recomendação de autoavaliação, com o propósito de facilitar o autoconhecimento e a adequação.
Herança cultural
Segundo as autoras da obra, os preconceitos de crianças e adolescentes são “adquiridos tanto por herança cultural da sociedade, quanto por menções e concepções equivocadas eventualmente presentes nos materiais educacionais”.
A geógrafa Rosa Ester Rossini é professora sênior da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e precursora dos estudos de gênero na geografia do Brasil. Diretora fundadora do Instituto para a Lembrança das Mulheres, EUA, Rochelle Seidel foi pesquisadora sênior do antigo Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (Nemge) da USP quando da publicação das duas primeiras edições do guia. A geógrafa Sonia Alves Calió é pós-doutoranda na FFLCH e ex-coordenadora do Projeto Most-Unesco Relações de Gênero, Ambientes Urbanos Precários e Governança para as Mulheres.
Lançada em 1996, a primeira edição do guia foi produzida pelo Nemge e pela também encerrada Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais (Cecae) da USP. A segunda edição foi publicada em 2006. A nova edição estará disponível em breve para download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP e no site do IEA.
Confira a programação:
Abertura
Participantes: Maria Arminda do Nascimento Arruda (vice-reitora da USP) e Roseli de Deus Lopes (vice-diretora do IEA)Mesa 1
Expositoras: Rochelle Saidel (RTWI), Rosa Ester Rossini (FFLCH-USP) e Cinthia Torres Toledo (EdGES-FE-USP)
Mediadora: Prislaine Krodi dos Santos (Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades/PRIP-USP)Mesa 2
Expositoras: Janina Onuki (IEA e FFLCH-USP), Fabiana Severi (IEA e FDRP-USP) e Anna Luisa de Castro (Núcleo de Gênero e Diversidade-SME-COPED-NTC)
Mediadora: Adriana Alves (IGc/Relações Étnico-Raciais e Diversidades-PRIP-USP)
Por Mauro Belleza, do IEA