USP Lecture aborda relações entre ciência, inovação e economia

Tecnologias importantes como as que trabalham com Big Data e IOT demandam elevados investimentos do Produto Nacional Bruto (PNB)

 21/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 22/08/2018 às 18:26
Foto: CC0 Creative Commons – cc

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP promove, no dia 30 de agosto, o USP Lecture #23, com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação com Transdisciplinaridade. No evento o professor Sérgio Mascarenhas abordará questões referentes à inovação e economia e possíveis alternativas para contornar a presente crise econômica do Brasil e da América Latina.

Na era digital que marca o século 21, a quarta revolução tecnológica disseminou a Ciência, a Tecnologia e a Inovação como o caminho real para o desenvolvimento socioeconômico-cultural, porém, também aumentou a desigualdade dentro da estrutura do capitalismo selvagem, na qual menos de 0,1 % da população controla o Produto Global Bruto (PGB).

Dentro desse quadro, tecnologias como Big Data e IOT (internet das coisas) são submetidas a uma enorme dependência de políticas de Estado, a médio e longo prazo, e possuem a necessidade de elevados investimentos do Produto Nacional Bruto (PNB), que chegam a custar até 4% em algumas nações.

Seguindo os avanços tecnológicos, dois grandes cientistas dos séculos 20 e 21, Stephen Hawking e Roger Penrose, pensaram em uma importante questão para a humanidade: será possível construir computadores superiores ao cérebro humano e sistemas robóticos com autoconsciência e livre-arbítrio?

O evento, que será no Auditório do Conselho Universitário, acontece no dia 30 de agosto, das 14h30 às 16h30, é gratuito e não necessita de inscrição.

Sobre o palestrante
Sérgio Mascarenhas é Físico Químico do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Mais informações: página do evento no Facebook


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.