USP busca recuperados da covid para estudo sobre sequelas pulmonares

Os voluntários precisam ter sintoma respiratório e ter ficado internados para receber oxigênio ou entubados nos últimos três meses

 Publicado: 01/10/2021
Por

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntários para estudo sobre as sequelas pulmonares pela covid-19. Os voluntários precisam ter disponibilidade de estar presencialmente no Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) para exames e consulta médica.

Podem participar pessoas com 18 anos ou mais, que tenham se infectado com o coronavírus e ter precisado de oxigênio suplementar ou entubação nos últimos três meses. Além disso, precisam ter sintomas persistentes relacionados à respiração, como falta de ar e desconforto para fazer esforço físico, por exemplo. Os interessados devem enviar mensagem no aplicativo WhatsApp para o número (16) 99131-3611.

Estudo randomizado e controlado com placebo da corticoterapia para pneumopatia intersticial persistente pós-COVID-19 é realizado pela médica e pesquisadora Rosângela Villela Garcia e coordenado pelo professor Élcio Oliveira Vianna, da Divisão de Pneumologia do Departamento de Clínica Médica da FMRP.

Mais informações podem ser obtidas por mensagens no aplicativo WhatsApp no número: (16) 99131-3611.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.