“Série Energia”: Energias renováveis geram empregos há pelo menos uma década

Crescimento da demanda por energia limpa sustenta aumento de vagas de trabalho e a liderança de novas oportunidades está no setor fotovoltaico

 30/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/06/2023 as 12:12
Por
Logo da Rádio USP
Energia solar é a que mais gera empregos entre as energias renováveis – Foto: Maria Godfrida/Pixabay

A busca por novas fontes de energia tem um efeito colateral bastante positivo ao gerar novas oportunidades de negócios e vagas de emprego. A transição energética, fenômeno mundial que, entre outros fatores, tem forte relação com a substituição das fontes energéticas com base no petróleo por fontes limpas e/ou renováveis, também desencadeia a migração de profissionais de outras áreas para este setor.

O recente relatório anual sobre empregos na energia renovável da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), divulgado recentemente, aponta que, em 2021, 12,7 milhões de pessoas trabalharam diretamente com energias renováveis ao redor do mundo, com acréscimo de 700 mil em relação ao ano anterior. O cenário de crescimento vem se repetindo desde 2012, quando 7,3 milhões de pessoas trabalhavam no setor.

Dentre as principais fontes de energia renovável se destacam a hídrica, a eólica, a solar e a bioenergia. No levantamento apresentado pela Irena, todas elas apresentaram crescimento no número de vagas de empregos ao longo dos últimos dez anos; a principal diferença está na taxa desse crescimento.

Enquanto a energia hídrica e a bioenergia cresceram aproximadamente 40% no período, a fonte eólica viu o número de vagas aumentar 82,6% e a solar, a campeã tanto no aumento porcentual quanto em números absolutos, passou de 1,36 milhão de trabalhadores para 4,29 milhões, um crescimento de 315% no período, e é o segmento que mais emprega dentro das energias renováveis.

Já no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), só no ano passado foram geradas 153 mil vagas de emprego no setor fotovoltaico, o que corresponde a mais de 400 novas oportunidades por dia.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Murilo Miceno Frigo, discente de doutorado e professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.