O “Express Cultura” desta sexta-feira traz muita música e atrações para o final de semana

O destaque de hoje é a apresentação de poesia e slam com Wellington Miguel, o Poeta Ton

16/12/2022 - Publicado há 1 ano
Wellington Miguel, o Poeta Ton – Foto: Slam – SP
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta sexta-feira (16/12) tem como destaque a apresentação de Wellington Miguel, o Poeta Ton, na biblioteca do Sesc de Ribeirão Preto, Rua Tibiriçá, 50, às 19h30. O evento Da poesia marginal periférica à performance nos slams une poesia e slam e aproxima o público da periferia. A entrada é gratuita. Lembrando que o uso de máscaras é obrigatório.

Ainda nesta sexta-feira, o Teatro do Campus da USP recebe, a partir das 19h30, a peça-colagem Cabareh Bertolt Brecht, preparada pelos alunos de teatro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. A peça busca refletir sobre a ciência, o poder, a arrogância e a ignorância, e o nosso papel sobre essas coisas. A entrada no evento é gratuita e é obrigatório o uso de máscara.

Gabriel Ventura, o ex-vocalista da banda Ventre, lança também nesta sexta-feira, às 20 horas, seu primeiro álbum solo, Tarde. O músico traz nove faixas com uma guitarra marcante transitando entre o intenso e o silencioso. O lançamento acontece no auditório do Sesc de Ribeirão Preto, e tem entrada gratuita. O uso de máscara é obrigatório.

Já no sábado (17/12), tem a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em um Concerto Especial de Natal com tema caipira. A apresentação conta com 13 canções tradicionais, com arranjos e letras brasileiros. Os ingressos variam de R$ 40 a R$ 120 e devem ser adquiridos on-line. A classificação indicativa do espetáculo é de 12 anos.

O Teatro do Campus da USP em Ribeirão Preto oferece uma masterclass de piano neste sábado. As aulas destinadas aos estudantes do Projeto PianoForte e demais interessados acontecem em dois horários, das 14h às 15h30, para crianças de oito a 13 anos, e das 15h30 às 16h30, para pessoas acima de 14 anos. Não é preciso fazer inscrição antecipada, mas para as duas turmas é necessário um conhecimento prévio de piano.

A partir da meia-noite o Armazém Baixada, Rua Duque de Caxias, número 141, tem roda de samba neste sábado, com o grupo Chega para Sambar. Os ingressos variam de R$ 20 a R$ 25 e é proibida a entrada de menores de 18 anos. O espaço tem estacionamento interno a R$ 12. Para mais informações acesse o Instagram do Armazém.

A banda Skank apresenta seu último show em Ribeirão Preto neste sábado, no Centro de Eventos Ribeirão Shopping. O evento acontece a partir das 22 horas. Os ingressos variam de R$ 150 a R$ 440 e devem ser adquiridos on-line. A classificação indicativa do show é de 18 anos.

Sábado tem mais música a partir das 19 horas com o Sarau Musical Cantigas de Minha Terra, em Brodowski. O show inaugura a Concha Acústica, um espaço destinado a apresentações artísticas da cidade, que fica na Praça de Alimentação Santo Betetti, no Centro da cidade, ao lado da rodoviária. A participação é gratuita.

Ainda no sábado, em Batatais, a partir das 20 horas, tem a 14ª Mostra do Cineasta Batataense, um evento que apresenta cinco curtas-metragens produzidos na Oficina Batataense de Cinema no projeto Meu Primeiro Filme. A mostra acontece no Cine Batatais, na Praça Cônego Joaquim Alves, número 167, no Centro.

No domingo (18/12), a partir das 20 horas, tem o coral dos Meninos Cantores da Companhia Minaz nas Janelas do Pinguim, que este ano completam 25 anos de apresentações. A apresentação é gratuita e acontece em frente à Choperia do calçadão, Rua General Osório, 389.

Ainda no domingo, às 17 horas, a Fábrica de Extintores, Rua Flávio Uchôa, 2151, promove uma edição de Natal do encontro de expositores, com a musicista Fernanda Marx e o pianista Leandro Cunha. A entrada é gratuita.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Laura Oliveira, estagiária.