O “Express Cultura” desta quarta-feira (24/5) traz cinema para todos os gostos

A Casa Belas Artes retoma atividades após reforma, Instituto A Fábrica exibe curta sobre racismo e CineCiência anuncia filme da semana

24/05/2023 - Publicado há 11 meses
Ribeirão tem várias opções de filmes entre quarta e quinta-feira – Foto: Tima Miroshnichenko
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (24/5) traz como destaque as atrações do cinema em Ribeirão Preto. De volta às atividades após um período em reformas, a Casa Belas Artes de Cinema tem em cartaz três filmes. O primeiro, às 14 horas, é o documentário O Último Chamado de Maria, de Erik Cotrina, lançado no início deste mês, que tem classificação indicativa de 12 anos. Na sessão das 16 horas tem A Garota Radiante, de Sandrine Kiberlain, com classificação de 14 anos. Por fim, às 19 horas, é a vez de O Colibri, de Francesca Archibugi, não recomendado para menores de 14 anos. Os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia, com pagamento somente em dinheiro. A Casa Belas Artes de Cinema fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

O Instituto A Fábrica exibe o curta-metragem Dudu e o Lápis Cor de Pele, às 19 horas. O filme aborda perspectivas sobre o racismo, que é inclusive o tema da roda de conversa marcada para depois da exibição do curta, com mediação de Marcelo Domingos, enfermeiro e doutorando em Políticas Públicas, Racismo e Indicadores de Saúde. O evento é organizado em conjunto com o Nau Vestibular, com entrada livre para todos os públicos e gratuita. A Fábrica fica na Rua Mariana Junqueira, 33, no Centro.

O  CineCiência desta quinta traz o filme I Am Mother, do diretor Grant Sputore. No longa, a civilização humana está perto da extinção, mas um robô decide dar uma segunda chance à humanidade e cria uma garota. Durante o filme, outra humana entra em cena e põe em xeque tudo em que a suposta salvadora acredita. A sessão é gratuita, tem classificação indicativa de 12 anos e faz parte da temática inteligência artificial. A exibição começa às 15 horas, no anfiteatro do bloco 4, o Bloco Didático das Exatas. Toda semana, o CineCiência traz um filme com temas que envolvem a ciência.

O Sesc de Ribeirão Preto traz uma programação especial para as crianças, com a participação das educadoras do Espaço de Brincar, como parte da Semana Mundial do Brincar. A atividade desta quarta é a cozinha da mata, uma vivência que busca ampliar as possibilidades de exploração dos pequenos a partir de elementos da natureza e ervas aromáticas para brincar de comidinha. O encontro é às 17 horas, com entrada livre para todos os públicos e gratuita, no Quintal do Sesc, localizado na Rua Tibiriçá, 50.

O Teatro Municipal recebe, às 18h30 e às 20h30, o espetáculo Grandes Mulheres, Grandes Canções. A apresentação, organizada pelo Ballet Vanessa Tremeschin, traz uma homenagem às mulheres e mães com várias canções. Os ingressos serão vendidos na bilheteria uma hora antes de cada apresentação, por R$ 50,00 a inteira e R$ 25,00 a meia-entrada. O Teatro Municipal fica na Via São Bento.

A Orquestra Infantojuvenil do Projeto Guri vai abrir 50 vagas gratuitas para crianças e adolescentes de Ribeirão Preto no mês de junho. Os alunos precisam ter entre 11 e 17 anos e, na orquestra, o desenvolvimento artístico e pedagógico vai desde grandes clássicos sinfônicos até músicas contemporâneas. Atualmente, o Projeto Guri atende cerca de 500 alunos entre 7 e 17 anos em Ribeirão. O programa de iniciação musical é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Na programação musical, a cervejaria Invicta recebe no palco a banda Maria Orfina, que se apresentará no Forró da Lua Cheia deste ano. O grupo ribeirão-pretano traz no repertório muito suingue, brasilidades e soul, a partir das 20 horas. A Invicta fica na Avenida do Café, 1.881. No Vila Dionísio, a noite é de homenagens à cantora Rita Lee, que morreu no último dia 8/5. Grandes clássicos da carreira da artista brasileira serão interpretados pela banda Kalize, além de outras canções no repertório do grupo. A casa abre às 20 horas, mas o show é às 22 horas. Os ingressos custam R$ 15,00 o individual e R$ 80,00 o voucher, que já inclui consumação. O Vila Dionísio fica na Rua Eliseu Guilherme, 567.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.