Livro digital aborda o legado de “Cabra Marcado para Morrer”

Obra sobre o clássico documentário do cineasta Eduardo Coutinho será lançada em live neste sábado, dia 3

01/06/2023 - Publicado há 11 meses
Disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP, livro tem 372 páginas com artigos sobre a obra clássica do cineasta Eduardo Coutinho – Foto: Reprodução/FE-USP

Para lembrar os 90 anos do cineasta Eduardo Coutinho (1933-2014), a Faculdade de Educação da USP apresenta o livro digital Cabra Marcado para Morrer. Ele será lançado neste sábado, dia 3, às 16 horas, em live transmitida pelo canal da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro na plataforma Youtube, com a participação dos organizadores. O livro já está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.

Com 372 páginas, o livro reúne artigos de 25 estudiosos brasileiros. A obra é organizada pelo professor Rogério de Almeida, da Faculdade de Educação da USP, e pelas pesquisadoras Kamilla Medeiros e Christiane Pereira de Souza, respectivamente mestranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutoranda pela Faculdade de Educação da USP.

Através de depoimentos, entrevistas e artigos, o livro aborda uma das mais notáveis obras de Eduardo Coutinho, Cabra Marcado para Morrer, lançado em 1984, um documentário sobre a vida do líder camponês paraibano João Pedro Teixeira, assassinado por latifundiários em 1962, na Paraíba. Os textos trazem reflexões sobre os impactos dessa produção para o cinema, a história e a comunicação. “Ainda havia muitas camadas para escavar, o legado do Cabra não se esgotava e foi desse chamado que nasceu este livro”, escrevem os organizadores na apresentação da obra. “Cabra Marcado para Morrer provavelmente sobreviverá a nós, desafiando novas gerações a mensurá-lo. Quanto a nós, o que nos foi possível está aqui: escavar, revolver e fazer emergir os cacos delicados e preciosos de seu legado.”

Os professores do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Esther Hamburger e Carlos Augusto Calil assinam, juntos, o capítulo Eduardo Coutinho: Cinema de Conversa. Já Cláudia Mogadouro, professora do curso de pós-graduação lato sensu em Educomunicação da ECA, contribui com Cabra Marcado para Morrer, Obra-Prima na Formação Docente.

O livro – que tem apoio do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) – também conta com a participação dos cineastas Ismail Xavier, Zelito Viana, Antonio Carlos da Fontoura e do gerente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, Hernani Heffner. Completam a obra textos dos professores e pesquisadores Diorge Alceno Konrad, Cláudia Mesquita, Patrícia Machado, Cláudio Bezerra, Tiago Bernardon de Oliveira, Paulo Giovani Antonino Nunes, Diego dos Santos Reis, Reinaldo Cardenuto, Juliana Elizabeth Teixeira do Nascimento, Gilvan Veiga Dockhorn, Miliandre Garcia, Fábio Andrade e Malu Stanchi.

Live de lançamento do livro acontece neste sábado, dia 3, às 16 horas – Foto: Reprodução/FE-USP

O livro Cabra Marcado para Morrer, de Rogério de Almeida, Kamilla Medeiros e Christiane Pereira de Souza (organizadores), publicado pela Faculdade de Educação da USP, está disponível no Portal de Livros Abertos da USP.

A live de lançamento do livro acontece neste sábado, dia 3, às 16 horas, com transmissão pelo canal da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro na plataforma Youtube.