Mais um ano se passou em que a pandemia de covid-19 ditou as regras

O jornalismo do Polo Ribeirão Preto da Superintendência de Comunicação Social da USP/Rádio USP Ribeirão dedicou a maioria de suas reportagens em 2021 para tentar entender a melhor maneira de lidar com a pandemia e encerramos o ano com a sensação de dever cumprido, desejando a todos um Feliz Natal e um Ano Novo com boas notícias

 23/12/2021 - Publicado há 2 anos

Chegamos ao fim de 2021, o segundo de convivência com a covid-19, com a sensação de que o pior já passou. Entramos no terceiro ano da pandemia, 2022, com menos números de casos de infecção por sars-cov-2 e de mortes pela doença no Brasil, mesmo que a variante ômicron, ao provocar uma nova onda na Europa e Estados Unidos, acenda o sinal de alerta. Neste cenário, o Polo Ribeirão Preto da Superintendência de Comunicação Social da USP/Rádio USP Ribeirão Preto, FM 107,9 MHz, cumpriu seu papel. 

O Jornal da USP no Ar – Edição Regional se dedicou a ouvir os especialistas da Universidade para entender o que acontece no mundo e orientar os ouvintes a saber lidar com as consequências de uma vida que foi revirada pela pandemia. Foram produzidas cerca de 230 reportagens dos mais variados assuntos, a maioria ligada, de uma maneira ou de outra, à pandemia e aos efeitos dela em nosso cotidiano. 

A área da saúde foi a principal editoria trabalhada, foi tema de 63 reportagens ao longo do ano, equivalente a 28,8% da produção total. Vacinação, covid-19, pandemia e novas variantes foram pilares para a construção da narrativa da saúde em 2021, que recebeu holofotes da mídia nacional e mundial.

Economia

Tema de 44 matérias produzidas ao longo do ano, a economia termina 2021 com alta nos preços e na relevância. O consumidor brasileiro sentiu no bolso o impacto da inflação, com preços do gás de cozinha, do arroz e de combustíveis, por exemplo, disparando este ano.

 Com 19,9% da produção do presente ano, o Jornal da USP no Ar – Edição Regional acompanhou de perto a escalada do dólar e da inflação, que chegou à casa dos 10% ao ano pela primeira vez nos 27 anos de Plano Real. A expectativa para 2022 não é nada boa, visto os erros do atual governo e o populismo vislumbrado para as próximas eleições.

Meio ambiente

Em 2021, o meio ambiente no Brasil sofreu com as negligências governamentais e viu um ano em que Projetos de Lei para legalizar mais desmatamentos e atacar terras indígenas foram criados e discutidos na política brasileira. O crescimento na taxa de desmatamento em 21,97% mostra que o saldo do ano não é positivo.

Com 5% da produção anual de matérias do Jornal da USP no Ar – Edição Regional voltadas para o meio ambiente, ao longo do ano vimos que, na visão de especialistas e ambientalistas da USP, o ano de 2022 exige mudanças de políticas e de relacionamento com o meio ambiente, pautadas não apenas pela economia, mas pela qualidade de vida de maneira geral.

Educação

Vindo de um 2020 conturbado pelo ensino a distância, obrigatório em decorrência da covid-19, a educação chegou para um 2021 um pouco mais preparada, mas ainda com um Brasil cheio de dificuldades. A pandemia intensificou ainda mais as desigualdades sociais, obrigando parte dos alunos a ficar sem estudos pela falta de acesso à tecnologia.

Por outro lado, com um olhar mais otimista, especialistas da USP acreditam que a valorização do magistério e o letramento digital, acelerado pelo uso de plataformas tecnológicas durante a pandemia, podem ser armas para a recuperação da educação em 2022, que abre espaço para um ensino mais completo no Brasil.

Política

Com os holofotes totalmente voltados para 2022, ano que marca as eleições presidenciais após quatro anos de governo do atual presidente Jair Bolsonaro, o presente ano foi marcado por diversas polêmicas na área política, que já contou com o início de pré-campanhas marcadas pela polarização.

Ao longo do ano, 6% das matérias produzidas pelo Jornal da USP no Ar – Edição Regional mostraram a situação do atual cenário político brasileiro, buscando iluminar o caminho do eleitor para um voto consciente em 2022.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.