Doenças crônicas como AVC oferecem maiores riscos com a pandemia

Como os idosos e outros doentes crônicos, portadores de transtornos neurológicos precisam de cuidados e restrições redobradas

O clima é de apreensão no País, que vive a fase inicial da pandemia pela covid-19, e em sua coluna Minuto do Cérebro desta semana, o professor Octávio Pontes Neto alerta que todos os cuidados devem ser dispensados às pessoas que convivem com doenças crônicas como o acidente vascular cerebral (AVC).

Lembra que, apesar das recomendações servirem para todo mundo, a população idosa e doentes crônicos, como cardíacos, diabéticos, hipertensos e portadores de transtornos neurológicos como o AVC, devem receber cuidados redobrados.

São eles: lavar periodicamente as mãos e quando não for possível usar álcool gel; evitar locais públicos, aglomerações e saídas desnecessárias de casa; e adotar mudanças comportamentais, que incluem restringir visitas de netos e parentes.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar toda terça-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.