Livro traz informações para a atenção odontológica ainda na fase intrauterina

Obra organizada por professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP tem como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças bucais com ações que podem ser iniciadas ainda durante a gestação

 01/03/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Arte sobre foto/Freepik

.
O tratamento odontológico de mulheres grávidas sempre foi cercado de receio e mitos, entretanto, capacitação profissional e o conhecimento da história médica da paciente permitem a realização do tratamento com segurança. Esse tema e a atenção odontológica ao paciente infantil, ainda na fase intrauterina, são tratados na obra Pré-Natal Odontológico, organizada pelo professor Francisco Wanderley Garcia de Paula-Silva, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, com a colaboração de docentes, egressos e pós-graduandos do programa de pós-graduação em Odontopediatria da unidade.

Lançada no início deste ano, a obra tem como objetivo a promoção de saúde e a prevenção de doenças bucais e seus agravos com ações que podem ser iniciadas ainda durante a gestação e é direcionada a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde. São dez capítulos que tratam da relação entre as doenças bucais na gestação e o parto prematuro, o atendimento odontológico de gestantes, a formação dos dentes da criança e defeitos associados, o aleitamento materno, o consumo de açúcar e os primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê após o nascimento, como o uso de creme dental fluoretado a partir do irrompimento do primeiro dente na boca.

Francisco Wanderley Garcia de Paula-Silva, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP – Foto: Arquivo pessoal

Para o organizador, a educação em saúde se faz necessária no ambiente familiar. Assim, para que se estabeleça o hábito de higiene bucal nas crianças é necessário que este seja iniciado o mais precocemente possível, tão logo irrompa o primeiro dente na boca. “Vale lembrar também que a formação dos dentes decíduos, conhecidos popularmente como dentes de leite, e alguns dentes permanentes inicia-se ainda na vida intrauterina e fatores pré, peri e pós-natais podem influenciar o curso da mineralização, levando a defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário, cada vez mais frequentes em crianças”, destaca o organizador do livro.

O organizador lembra que ações de educação em saúde para a promoção da saúde materno-infantil e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, visando à qualidade de vida e ao bem-estar coletivo, estão inseridas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), plano global da Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor para todos até 2030. São 17 objetivos e a promoção da saúde materno-infantil está inserida no Objetivo 3 e também está na Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde (APPMS) nos Eixos 5 (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), 8 (Gestão do Trabalho e Educação em Saúde) e 14 (Saúde Materno-Infantil).

A obra tem 268 páginas, custa R$380,00 e está disponível pela Santos Publicações.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.